O trem que sofreu um descarrilamento em um dos vagões na manhã desta quarta-feira, 7, na Linha 8-Diamante, seria o mesmo que se chocou com um barreira de proteção na estação Júlio Prestes, em março deste ano.
A composição é a Q088, da Série 7000, e um dos trens que a CPTM repassou para a ViaMobilidade em janeiro, quando a concessionária assumiu a operação tanto da Linha 8 quanto da Linha 9-Esmeralda.
O trem Q088 é formado por oito vagões, com as seguintes designações: 7087-R087-R088-7088-7086-R086-R085-7085. Foi justamente o carro R086 (R de Reboque) afetado pelo descarrilamento em frente à plataforma da estação Domingos de Moraes, no sentido Itapevi.
Segundo dados obtidos pelo site, o Q088 foi repassado pela CPTM com uma quilometragem de cerca de 1,94 milhões de km, dentro da média das composições emprestadas à concessionária.
Em março, esse trem acabou ultrapassando os limites de frenagem na plataforma de Júlio Prestes e atingiu uma barreira onde existia um jardim. A ViaMobilidade alegou que o operador do trem falhou em acionar os freios no ponto correto. Após o acidente, a empresa demitiu o funcionário.
Apesar das avarias, o trem Q088 voltou a operar meses depois, com a máscara renovada, como mostra o vídeo abaixo:
Lembrando aqui sempre o histórico dos trens né ,esse 7000 (Q088) foi o mesmo que descarrilou no patio lapa em 2020 quando essa FROTA ainda era de responsabilidade da CPTM e rodava a L10-TURQUESA
O trem que descarrilou lá foi o 7132. Quer inventar mais o quê, agora?
Quer corrigir sem saber das coisas??, em 16 DE ABRIL DE 2020 7132 descarrilou enquanto adentrava o PÁTIO LAPA para fazer a manobra ,30 DE MAIO DE 2020 o Q088 descarrilou no PÁTIO LAPA enquanto fazia transposição de vias ,tem várias matérias e vídeos mostrando ambos descarrilamentos,não venha chamar as pessoas de mentirosas sem saber dos fatos, boa tarde
Certo, então…
Eu espero estar enganado em dizer que a via imobilidade não faz as devidas manutenções e irá devolver para a CPTM tudo sucateado. E ainda irá colocar a frota nova deles de forma impecável para alegar a população que recebeu trens mal cuidados pela CPTM, terceirizando a culpa.
Tomara que não dê certo a concessão da L15 para eles.
Via Mobilidade e Via Quatro tem trabalhos muito bons nas linhas de metrô que eles comandam, são essas linhas sucateadas da CPTM que são difíceis de manter…
A linha 5 vive dando problema.
sobre as linhas 8 e 9 serem “sucateadas”, ué, não foi para isso que o governo fez a concessão? o CEO da viamobilidade não falou no dia do leilão que iam trabalhar para melhorar as linhas??? não sei o que tanto reclamam.
Então esse trem é o K07 da CPTM, se tem problema tá lá envolvido.
Eita trenzinho amaldiçoado!
vamos ser honestos, o fato de ser o mesmo trem foi apenas muita coincidência.
agora é muito estranho o trem andar cerca de 200 m com um carro (“vagão”) descarrilhado daquele jeito. e pelo visto andaria mais ainda, pois só parou por ser estação. daqui a pouco vai subir na plataforma igual um trem da supervia fez.