O Metrô de São Paulo finalmente colocou em serviço o trem J47 nesta terça-feira, 10. A composição, originalmente da Frota A, foi modernizada pelo consórcio BTT (Bombardier, Temoinsa e Tejofran) em 2015, mas desde então estava parada nos pátios da companhia.
Segundo declarações do Sindicato dos Metroviários em 2016, o trem em questão havia sido transformado em “estoque de peças” para o restante da frota. Nesta semana, o canal “Trilhos que Movem” flagrou o J47 circulando na Linha 2-Verde, embora seja uma composição que deverá pertencer à Linha 1-Azul. A razão é que o trem modernizado utiliza apenas o sistema CBTC de controle de trens e que ainda está em testes na Linha 1.
O J47 não foi o único trem que permaneceu encostado após a modernização. As composições K21, L30 e L43 também permaneceram sem utilização durante esse período, mas segundo este site apurou, já teriam sido recoladas em operação. Nesta quinta-feira, 12, o L30 foi fotografado no Pátio Belém enquanto o L43 havia sido flagrado em serviço no ano passado – não conseguimentos localizar o trem K21.
A reforma dos trens originais do Metrô causou polêmica. A companhia decidiu modernizar as composições originais, introduzindo melhorias como ar-condicionado, câmeras de vigilância, monitores, paineis de estações e um sistema anti-incêndio, entre outras melhorias. A justificativa na época é que os vagões ainda estavam em boas condições e a reforma sairia mais em conta que a compra de novos trens.
Foram modernizados 98 trens por quatro consórcios diferentes, dando origem às frotas I, J, K e L. O processo começou em 2009, mas só foi concluído em 2018 por um custo de R$ 1,8 bilhão.
No entanto, muitos trens apresentaram problemas frequentes como portas que se abriam em movimento além de problemas de descarrilamento. Além disso, o contrato acabou gerando acusações de corrupção e conluio entre os consórcios que venceram a licitação.
Atualmente, o Metrô possui onze trens da Frota E, a única que permanece sem ar-condicionado. Segundo declarações do ex-presidente da companhia, Silvani Pereira, essas composições deverão ser aposentadas quando os trens de uma nova encomenda de 44 unidades for recebida.
Alguém sabe me esclarecer o motivo das frotas I e J nunca terem operado na L3?
O trem K21 está no Pátio Itaquera e está prestes a entrar em operação, o L43 está operando na Linha 02-Verde e faz poucos dias que eu vi esse trem em Sacomã sentido Vila Prudente, só falta mesmo recuperar o L30 para entrar em operação.