Trem “Série 2100” chileno será convertido para usar hidrogênio

Enquanto no Brasil trens espanhois viram sucata, no Chile uma companhia local desenvolve projetos sustentáveis para sua modernização e reutilização
Composição UT440 que será convertida ( EL GUILLE!)
Composição UT440 que será convertida (EL GUILLE!)

Enquanto no Brasil trens antigos são tratados como sucata e cortados sem qualquer tipo de reaproveitamento útil, no Chile as antigas composições do modelo UT440 (Série 2100) serão modernizadas.

E mais: a proposta da EFE, operadora ferroviária do Chile, é de converter uma das composições para o sistema de tração à hidrogênio. A utilização deste tipo de combustível é uma das promessas de transporte sustentável.

A composição, que foi desativada em 2021, deverá ser repaginada para receber o novo sistema nas oficinas de Maestranza San Eugenio em Santiago. Após a conversão, testes deverão ser realizados para verificar a viabilidade do novo modelo.

Composições da Série 2100 que foram cortadas como sucata (iTechdrones)

A proposta, caso bem sucedida, deverá ser expandida. A EFE tem como meta atingir a neutralidade na emissão de carbono até o ano de 2035.

No Brasil, os trens da Série 2100 que foram operados pela CPTM foram descartados como sucata. Um carro foi reservado para a manutenção e outro para a preservação por força de órgãos de tombamento.

Modelos mais novos como a Série 2000 também estão sendo leiloados pela companhia do estado.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Triste o que acontece com nossos trens no Brasil, mas como temos poucas ferrovias no país, não há muito o quê fazer com eles.
    Qual seria a opção? Acho que mesmo vendê-los para outros países seria inviável, os custos não compensariam por algo tão velho e defasado.
    Infelizmente, no Brasil, o destino inevitável de trens velhos é virar sucata.

  2. Poderiam ter convertido os carros da série 2100 para o expresso turístico, sendo puxado por uma locomotiva diesel-elétrica em uma extremidade e comandado pelo último carro cabine na outra, sistema conhecido pelo nome de Push-Pull.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Sondagem de solo realizada nas proximidades do VSE Padre João (Artur Moreira)

Perto do início das obras, região da Estação Penha de França recebe sondagens

Next Post
Estação Luz da Linha 4-Amarela

Luz é a estação mais cheia da Linha 4-Amarela, veja ranking

Related Posts