Trens da Linha 12-Safira passam a operar em nova plataforma na estação Calmon Viana

Foram realizados trabalhos prévios de manutenção para permitir a ativação da plataforma 3. A mudança facilitará a transferência com a Linha 11-Coral e permitirá a adoção de novas estratégias operacionais
Plataforma 3 da estação Calmon Viana (Jean Carlos)

A estação Calmon Viana da Linha 12-Safira passa desde a segunda-feira (6) por mudanças operacionais nas plataformas. A partir do começo desta semana os trens que têm como destino a estação Brás irão realizar parada na plataforma 3.

A parada terminal da Linha 12 também realiza o atendimento dos trens da Linha 11-Coral. A estação, que foi remodelada em gestões passadas, conta com quatro plataformas, mas que na prática só funcionava com apenas três delas.

Para operacionalizar a plataforma 3 foram necessárias uma série de adequações técnicas. Foram executados serviços na via permanente, rede aérea, sinalização e inclusive a demolição parcial do edifício histórico, o que permitiu a desobstrução de parte da plataforma.

Para o passageiro existem uma série de vantagens, como a possibilidade de transferência para os trens da Linha 11-Coral (sentido Estudantes) sem a necessidade de realizar a transposição pela passarela. Isso agiliza o tempo de viagem e traz mais conforto aos passageiros.

Atividades de manutenção na plataforma 3 de Calmon Viana (Jean Carlos)

Pelo lado operacional, a ativação da plataforma 3 abre uma série de novas estratégias que podem otimizar o tempo de viagem na Linha 12-Safira, bem como trazer benefícios para a manutenção, através de interdições programadas.

Segundo Vagner Rodrigues, gerente de operação da CPTM, “as áreas de Operação e Engenharia fazem estudos constantes pensando na melhoria da viagem e conforto aos passageiros. Além de tornar mais rápida a transferência entre trens, a nova dinâmica melhora o fluxo e garante também adequação da acessibilidade na estação”.

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5 comments
    1. Ficou ótimo sem ter que ficar correndo pela passarela lotada para pegar o estudantes, tanto na ida como na volta parabéns.

  1. Tem que usar as plataformas 3 e 4 nos horários de pico para que os trens não precisem parar antes da estação para que outro faça a manobra de retorno ao Brás, aí só nos horários de vale poderia ser usada somente a 3, pois não adianta nada usar a 3 e deixar a 4 sem uso, tem que usar as duas!

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