Embora tenha se desligado da Secretaria dos Transportes Metropolitanos há uma semana, Alexandre Baldy continua fazendo o papel de “porta-voz” do governo Doria em relação a expansão sobre trilhos em São Paulo.
Nesta segunda-feira (25), o pré-candidato ao Senado pelo Partido Progressista divulgou em suas redes sociais um vídeo que mostra um trem da ViaQuatro circulando pelas novas vias da Linha 4-Amarela na estação Vila Sônia.
Detalhe: a novidade foi divulgada em primeira mão e não constava dos perfis oficiais do governo do estado no momento em que Baldy divulgou o ‘stories’ no Instagram.
“Eu sai da STMSP mas os compromissos da STM continuam a todo vapor com a população de São Paulo. Teste do trem entre as estações Morumbi[SIC] e Vila Sônia, que será entregue pelo governo de SP em dezembro“, explica o ex-titular da pasta em sua conta, confundindo a estação São Paulo-Morumbi com a parada da Linha 9-Esmeralda.
Ignora-se a razão pela qual o ex-integrante do governo teve acesso ao material, que em tese deveria ser utilizado pela área de comunicação ou, então, postado pela própria secretaria ou o Metrô, responsável pela obra.
O início dos testes com os trens comprova que os sistemas, a cargo da ViaQuatro, já devem estar em funcionamento ao menos parcial. Será preciso realizar vários testes para que o trecho possa operar nos moldes do restante da linha.
A estação Vila Sônia é a 11ª e última do projeto original da Linha 4-Amarela, que foi aberta em 2010. Após seguidos atrasos nas obras, a previsão do Metrô é de inaugurá-la no dia 16 de dezembro.
Tem que trocar o “já” do titulo da reportagem por “finalmente”
Perfeito… Além do fato que estão apenas “segurando” essa inauguração com a intenção de fazer palanque. Quem reside na região sabe que há meses as obras terminaram, se tivessem preocupados com o bem estar da população já teriam inaugurado, mas o palanque é mais importante, a população que se exploda. Doria e o bando dele são uma vergonha para São Paulo.
Será que dá para inaugurar uma estação terminal de uma linha de metrô automatizada e controlada por computador que transporte quase 1 milhão de passageiros sem todos os testes concluídos com sucesso?
Até o momento a estação está em testes, sendo impossível inaugurá-la. E quem reside na região não sabe sequer o que se passa na obra, dado que só consegue ver um pedacinho dela do nível da rua.
Essa paranoia e polarização política precisam ter fim. Nem tudo é política partidária, são apenas testes de segurança que “impedem” a inauguração da obra.