Trens da Série 3000 são deslocados para o Pátio Lapa

Imagens registradas mostram composições desativadas desde 2021 sendo rebocadas. Em uma delas o truque está coberto por densa vegetação
Série 3000 (Kauã Henrique Ferrovias)
Série 3000 (Kauã Henrique Ferrovias)

A CPTM está realizando a transferência de trens da Série 3000 do Pátio Luz para o Pátio Lapa. As movimentações dos trens desativados ocorrem com auxílio de locomotivas.

A realocação dos trens está ocorrendo de forma mais intensa na última semana e foram registradas por entusiastas do setor.

O deslocamento das composições entre os pátios ocorre em meio à reforma do Pátio Luz, incluída em aditivo contratual, que deverá passar pela revitalização de suas vias.

Tanto o Pátio Luz como o Pátio Lapa possuem áreas destinadas para o estacionamento de trens. As vias mais ociosas geralmente são utilizadas para alocar os trens imobilizados, ou seja, que estão retidos por questões técnicas.

rem da Série 3000 no Pátio Luz (Jean Carlos)

O Pátio Lapa geralmente é um local preterido para alocar tais composições. O local é dividido em dois grandes blocos, um pertencente a CPTM e outro a MRS, onde geralmente são destinados para corte. O trem da Série 3000 foi deslocado para as áreas da CPTM, proximas ao abrigo de manutenção existente.

Em um vídeo publicado pelo canal Kauã Henrique Ferrovia é possível ver três unidades de quatro carros sendo rebocadas.

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Alguns fatos importantes no transporte são a presença de duas locomotivas, uma em cada ponta, e um vagão de apoio.

Durante a passagem do trem, sinais do abandono das composições eram claros. Em alguns truques era possível ver rastros de vegetação densa, demonstrando que os trens estão há muito tempo parados no mesmo local.

Série 3000 - Truque com vegetação (Kauã Henrique Ferrovias)
Série 3000 – Truque com vegetação (Kauã Henrique Ferrovias)

Retorno ao serviço é avaliado pela CPTM

A remobilização dos trens é estudada pela CPTM. Cabe citar que, por mais que seja um estudo, isso não é garantia de que os trens sejam de fato reformados e voltem a operar.

Fabricados pela Siemens, os trens da Série 3000 chegaram à CPTM a partir de 2001, ainda em um período em que a companhia estava definindo o padrão de suas composições.

As unidades operaram até 2021 na Linha 10-Turquesa. O contrato de manutenção foi rescindio com a Alstom e desde então os cinco trens aguardam seu destino.

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2 comments
    1. o problema são as peças de reposição. os trens antigos praticamente não tinha componentes eletrônicos ou semicondutores. a partir do momento que os trens passam a ter mais tecnologia, passa também a depender mais de fabricantes exclusivos, componentes mais caros e de software dedicado. as peças desses trens não são mais fabricadas, esses trens só rodam se forem completamente modernizados. para isso é necessário ver se a caixa e os truques estão em bom estado, e se financeiramente vale a pena a modernização.

      é como já disse na reportagem sobre o fim da série 2000, a CPTM nunca de fato teve um politica de manutenção dos trens. ela compra, usa o tempo de garantia e depois fica pulando de contrato em contrato de terceirização. a terceirizada por sua vez pensa única e exclusivamente em fazer o mínimo e lucrar o máximo, como em qualquer contrato que existe. o correto seria a CPTM se preparar tanto no seu campo de oficinas quanto na parte de compras de materiais, e se estruturar para dar a devida manutenção de seus ativos, como fez o metrô durante um bom tempo.

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