A concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para a ViaMobilidade está movimentando a frota de trens da CPTM, que deverá sofrer mudanças durante a fase pré-operacional que se iniciou em julho de 2021 e tem previsão de se findar em janeiro de 2022 com a assunção das linhas pela empresa do grupo CCR.
A Linha 11-Coral tem sido uma das principais afetadas pela mudança das composições. Os trens da Série 8500, que antes eram exclusivos do trecho entre Luz e Estudantes, agora estão sendo realocados para as outras linhas da companhia.
Atualmente as composições estão divididas pelos trechos do Serviço 710 que atende as estações entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, na Linha 12-Safira que atende a região leste de São Paulo e os municípios de Itaquaquecetuba e Poá. Na Linha 9-Esmeralda os trens da série 8500 foram deslocados por motivos operacionais e de segurança.
Quanto às composições da Série 8000, outrora exclusivas da Linha 8-Diamante, estão sendo gradativamente deslocadas para a Linha 11-Coral. Através de um aditivo contratual realizado com a CTrens foi possível viabilizar a transferência do material rodante e das estruturas de manutenção que passarão a ser alocadas no Pátio Luz.
A troca dos trens não representa qualquer regressão de desempenho operacional, uma vez que as composições possuem o que há de mais moderno no que se refere em tecnologia ferroviária, inclusive com equipamentos compatíveis com a sinalização CBTC que está em processo de instalação na Linha 11-Coral.
A expectativa é que ao longo dos meses a mudança prossiga e se consolide de forma que as composições da Série 8000 sejam predominantes na linha 11. Com o eventual processo de concessão da Linha 7-Rubi e o Trem Intercidades novas mudanças poderão ocorrer na frota da empresa.
Para o passageiro está assegurado o nível de conforto, para a atual gestão da CPTM há o desafio de adaptar diversos profissionais, principalmente os maquinistas e agentes de manutenção que começarão a atuar com os novos equipamentos.