Trens das Linhas 8 e 9 recebem novos avisos sonoros

Os novos avisos são inspirados nas mensagens da Linha 4-Amarela. A produção foi realizada pela empresa Zanna que foi responsável por trabalhos na CPTM e no MetrôRio
Composição C50 é uma das primeiras com os novos avisos (Jean Carlos)

Desde o dia 27 de janeiro, a ViaMobilidade assumiu a operação e manutenção das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos. A empresa será responsável pelos dois ramais pelos próximos 30 anos realizando uma série de investimentos para revitalizar e elevar o padrão de operação dos trechos. 

Recentemente alguns trens começaram a receber mais novidades. Os avisos sonoros estão sendo substituídos por uma versão renovada e dentro do novo padrão estabelecido pela ViaMobilidade.

Uma das primeiras composições a receber os novos avisos é o trem C50. As novas vozes são acompanhadas do som do clarinete, característico da Linha 4-Amarela. A produção dos novos áudios foi feita pela empresa Zanna que forneceu os avisos sonoros e soundbranding para a Linha 4-Amarela, MetrôRio e mais recentemente para a CPTM.

Em um vídeo registrado pelo canal Diego MetroFerroviário é possível ouvir alguns desses novos avisos. Avançando no vídeo também é possível notar a presença de música ambiente. Geralmente os trens possuem um sistema de sonorização com músicas que são usadas pelas equipes de manutenção para identificar falhas nos alto falantes, portanto não é possível afirmar que a presença da música se trata de alguma estratégia da empresa.

Novos avisos sonoros nos trens (Diego MetroFerroviário)

No geral, os novos avisos sonoros são os mesmos que são aplicados nas estações, o que torna a comunicação com o passageiro mais “homogênea”. Espera-se que ao longo dos meses os demais trens possam receber a nova comunicação sonora.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
  1. Ficou muito bom! Voz muito mais harmoniosa que a atual da CPTM.

    Agora to me sentindo na cidade maravilhosa, é a mesma voz do MetrôRio HAHAHA.

    1. Também acho que foi feito às pressas, a voz ficou meio desanimada, e ficou meio fora do padrão das outras linhas para citar as linhas da transferência (ex. “Transfer to Yellow Line four” em comparação com o possível “Access to subway line four – yellow” que seria caso mantivessem o padrão da Linha 5 Lilás).

      Muita gente reclamava da voz antiga da CPTM, que era muito escandalosa, mas eu sempre gostei, a voz saía mais alto do que aqueles ambulantes chatos. Essa aí é tão monótona que vai se misturar com o barulho das pessoas. Mas é questão de costume, vamos ver como vai ficar na Linha 8 Diamante e também nas outras linhas de transferência, como a Linha 5 Lilás.

  2. Sinceramente não sei pra quê colocar voz em inglês nessas mensagens? Qual é o gringo que vai pegar trem nessa cidade? Desnecessário essa coisa fica uma coisa completamente poluída.

    1. Os avisos sonoros em inglês são essenciais. As pessoas de outros países, mesmo muito ricas, utilizam o transporte público, qual é o impeditivo de usar os de SP, que é a maior cidade do hemisfério sul e uma das maiores do mundo? Só lembrando que inglês é a língua universal, quem viaja para outros países têm que saber ao menos o básico.

      Por exemplo, imagina se você fosse para Tokyo e precisasse usar o metrô de lá. Já pensou o quão seria complicado você usar sem os avisos sonoros e indicações em inglês? Essa é a preocupação que Metrô, CPTM, e ViaMobilidade (ou Quatro) possuem com esse público. É mais restrito, sim. Mas é essencial ter para acolher essas pessoas e fazer com que elas voltem para a cidade novamente.

  3. Eu esperava algo mais parecido com o padrão da ViaQuatro, mas sem dúvidas é melhor que o antigo da CPTM, eu acho que o STM deveria padronizar em todas as linhas (incluindo as futuras) um padrão semelhante ao Metrô, se não igual.

  4. Eu amei, amo a voz da Zana, a reconheci no primeiro dia que ouvi na Estação Pinheiros 😍 Feliz de poder ouvir a voz mais icônica do RJ todos os dias 🥰

  5. Talvez a Zana fará a voz das Linhas 4 e 5 em algum momento, pois se notarem é ela quem faz o aviso “Conheça a nova Estação Vila Sônia… ” nos trens da Linha 4.

  6. Boa noite,
    em todas estações devia ter anúncio do ponto de referência que fica próximo ,
    Exemplo hospitais , shoppings , Av. Escolas ruas importantes, etc…Que facilita para quem está acessando pela primeira vez

Comments are closed.

Previous Post

Após suspensão, ministro do TCU libera People Mover de Guarulhos em definitivo

Next Post

Obras da Linha 17-Ouro têm mais um aumento, desta vez de R$ 14,7 milhões

Related Posts