A preço da tarifa no transporte na rede metroferroviária de São Paulo, que inclui as linhas operadas pela CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade, será reajustada dos atuais R$ 4,40 para R$ 5 a partir de 1º de janeiro de 2024.
A informação foi divulgada pela TV Globo no programa Bom dia SP e pela Folha de São Paulo. Ambas citam que a informação foi fornecida pela assessoria do governo de São Paulo.
A gestão do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas deve divulgar novas informações em breve. A tarifa dos trens e do metrô não é reajustada desde 2020, pouco antes da pandemia do Covid-19.
Tarcísio já dava indícios em suas últimas entrevistas que não havia mais como segurar o valor da tarifa sem reajuste por tanto tempo, pois, segundo ele, o governo está repassando verba de outras áreas para cobrir a defasagem da tarifa.
Geralmente a cidade de São Paulo sobe as tarifas dos ônibus municipais junto com a dos trens para o mesmo valor porém, até o momento a gestão Ricardo Nunes não se manifestou sobre o assunto.
Nunes, busca a reeleição como prefeito de São Paulo em 2024, anunciou nesta semana a adoção de tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos, valendo a partir do dia 17 de dezembro.
Existe um site chamado Portal da Transparência, é do próprio GESP, nele vc pode ver o salário de todos os funcionários de todas as estatais, dá uma olhadinha q vc vai ver q não tem ninguém com “salário gordo”.
E o Tarcísio falou publicamente para o estado INTEIRO q a tarifa de água iria aumentar com a privatização.
tem gente que acha todo funcionário do governo é magistrado.
os magistrados tem 2 férias ao ano, recesso forense, não batem ponto, auxilio livro, auxilio saúde, auxilio moradia, auxilio paletó, e mais um monte de penduricalho. o TJSP sozinho, de acordo com a LDO de 2023, teve um orçamento de 15 bilhões de reais, frente a 13 bilhões de reais da STM. qual o custo beneficio do TJSP para a sociedade?
mas aí não vejo ninguém indignado, nem nosso ilustríssimo senhor governador questionando o custo.
Seu silêncio sobre a gorda tarifa da ViaQuatro é ensurdecedor.
Essa tarifa deixa de existir a partir do momento que a integração da linha 4 com as linhas estatais se forem cobrados igual acontece na estação Tatuapé.
A tarifa paga no Tatuapé e Itaquera é uma medida pra forçar as pessoas que vem da L11 continuarem na L11 ao invés de migrar pro metrô, tarifar transferência é o mesmo que voltar pros tempos sem bilhete único, é retrocesso pra todos
Na via quatro, a tarifa de passageiro exclusivo, que acessa ao sistema pela catraca da linha 4 é R$ 6,3229 reais. Já a tarifa de passageiros integrados está em R$ 3,1615.
Ou aumenta a tarifa ou o subsídio.
Se aumentar o subsídio e congelar a tarifa, esse dinheiro vai ter que sair da provisão de outras áreas do orçamento (saúde, educação, segurança,etc).
Congelar tarifa é populismo e não resolve o problema. O estado deveria estar trabalhando para incluir uma menor tributação do transporte público na reforma fiscal que o governo federal planeja.
Não, é pra pagar os gordos subsídios da CCR, que recebem muito acima das empresas públicas pra fazer um serviço pior.
isto é só o começo da conta da privatização.
o próprio secretário Benini reconheceu em entrevista ao UOL, que o custo das concessões é caro e que da forma como está tende a tornar inviável. claro que criticou o modelo do governo anterior e tirou o dele da reta, que é mesmo que o governo atual está fazendo.
Como usuário, obviamente, não gosto e não quero nenhum aumento de tarifa mas, tentando pensar como um técnico, fico curioso sobre por quê o fator “troco” nunca é considerado na atualização da tarifa. Mobilidade requer agilidade, simplicidade e zero burocracia para funcionar bem, e um valor “redondo” como 5 reais é excelente nesse sentido. Gosto inclusive da ideia dos trens cobrarem uma tarifa social, simbólica e com valor “redondo”, complementada com subsídios, como solução definitiva para essas regras de cobrança que vão e vem de acordo com o lado político que vem exercendo o poder, talvez até regulamentada por lei. OBS: não que eu queira que o executivo perca o direito de administrar a tarifa, mas algumas diretrizes extras podem ser bem interessantes.