A CPTM deverá realizar mais uma rodada de leilões onde estarão disponíveis diversos materiais inservíveis incluindo trens de passageiros e uma locomotiva desativada.
O leilão é uma forma da CPTM angariar recursos com a venda de itens já usados ou que estejam sem condições de uso. Um dos itens mais cobiçados são as sucatas ferrosas e de cobre.
Segundo o portal responsável pelo processo, os principais itens metálicos disponíveis são 366 toneladas de trilhos usados, 10 toneladas de sucata de cobre, 6 toneladas de fios de cobre, 150 toneladas de sucata de aço de via permanente, etc.
Outros itens como baterias, óleo mineral, dormentes de madeira, luminárias e móveis também foram disponibilizados.
A CPTM disponibiliza também composições ferroviárias em quatro lotes distintos. O Lote 53 tem como item uma locomotiva LEW (7765) que está desativada.
Os lotes 54 e 55 são compostos por dois carros da Série 2100, o conhecido “trem espanhol”, que estreou na Linha 9-Esmeralda nos anos 2000 e ultimamente circulava na Linha 10-Turquesa.
Os lotes individuais permitem com que pessoas físicas ou jurídicas adquiram os trens para usos variados como, por exemplo, conversão dos trens em espaços temáticos.
O Lote 56 abarca a maior quantidade de trens, sendo nove carros da Série 2100 que foram desativados. Geralmente os maiores lotes são destinados para empresas que desmancham os trens e revendem como sucata.
Atualmente o preço de um carro ferroviário e da locomotiva está orçado em R$ 43,8 mil. O leilão será realizado de forma eletrônica com fechamento das propostas no dia 30 de julho.
Ótima oportunidade para que a CBTU Recife adquira os trens para compor a frota sucateada, pois ajudaria o atendimento para a população.
Porque não se usa esses trens SERIE 2100 para turismo em linhas pequenas , ao invés de mandar para sucata, parece uma bobagem, porém .
Nao parece bobagem, é bobagem.
Se for viavel usar o 2100 como turismo, basta comprar ele (aproveita que custa apenas 43 mil reais) e entao implementar tal serviço.