Trens espanhóis da Série 2100 da CPTM entram em leilão

Preço de uma composição unitário é de R$ 43 mil. Além dos trens estão em leilão itens como trilhos usados, sucatas metálicas, móveis e outros materiais inservíveis.
Trens da Série 2100 serão leiloados (Jean Carlos)
Trens da Série 2100 serão leiloados (Jean Carlos)

A CPTM deverá realizar mais uma rodada de leilões onde estarão disponíveis diversos materiais inservíveis incluindo trens de passageiros e uma locomotiva desativada.

O leilão é uma forma da CPTM angariar recursos com a venda de itens já usados ou que estejam sem condições de uso. Um dos itens mais cobiçados são as sucatas ferrosas e de cobre.

Segundo o portal responsável pelo processo, os principais itens metálicos disponíveis são 366 toneladas de trilhos usados, 10 toneladas de sucata de cobre, 6 toneladas de fios de cobre, 150 toneladas de sucata de aço de via permanente, etc.

Outros itens como baterias, óleo mineral, dormentes de madeira, luminárias e móveis também foram disponibilizados.

A CPTM disponibiliza também composições ferroviárias em quatro lotes distintos. O Lote 53 tem como item uma locomotiva LEW (7765) que está desativada.

Os lotes 54 e 55 são compostos por dois carros da Série 2100, o conhecido “trem espanhol”, que estreou na Linha 9-Esmeralda nos anos 2000 e ultimamente circulava na Linha 10-Turquesa.

Locomotiva LEW (CPTM)
Locomotiva LEW (CPTM)

Os lotes individuais permitem com que pessoas físicas ou jurídicas adquiram os trens para usos variados como, por exemplo, conversão dos trens em espaços temáticos.

Composição da Série 2100 (CPTM)
Composição da Série 2100 (CPTM)

O Lote 56 abarca a maior quantidade de trens, sendo nove carros da Série 2100 que foram desativados. Geralmente os maiores lotes são destinados para empresas que desmancham os trens e revendem como sucata.

Atualmente o preço de um carro ferroviário e da locomotiva está orçado em R$ 43,8 mil. O leilão será realizado de forma eletrônica com fechamento das propostas no dia 30 de julho.

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3 comments
  1. Ótima oportunidade para que a CBTU Recife adquira os trens para compor a frota sucateada, pois ajudaria o atendimento para a população.

  2. Porque não se usa esses trens SERIE 2100 para turismo em linhas pequenas , ao invés de mandar para sucata, parece uma bobagem, porém .

    1. Nao parece bobagem, é bobagem.

      Se for viavel usar o 2100 como turismo, basta comprar ele (aproveita que custa apenas 43 mil reais) e entao implementar tal serviço.

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