A ViaMobilidade anunciou meses atrás a operação de um serviço expresso nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para o evento “The Town” que ocorrerá no Autódromo de Interlagos a partir deste sábado (2). Com poucos dias próximos para realização do evento, algumas viagens comercializadas já apresentam vendas esgotadas.
O serviço exclusivo com tarifa diferenciada terá modalidades expressa e semi-expressa, com paradas em estações estratégicas. Os ingressos foram comercializados por valores de R$ 15,00 (semi-expresso) e R$ 40 (expresso).
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No site de vendas da ViaMobilidade já é possível ter uma noção da adesão do público para estes serviços. No que se refere ao serviço Expresso, vários horários já estão esgotados, principalmente na estação Pinheiros. Para o domingo (03) praticamente cinco dos seis horários estão lotados.
O mesmo ocorre para o serviço semi-expresso que partirá da estação Barueri e terá paradas em Carapicuiba, Osasco, Pinheiros, Berrini, Vila Olimpia, Morumbi e Santo Amaro.
Em estações como Vila Olímpia e Santo Amaro, esta última há três estações do destino final, vários horários estão esgotados. As demais estações também contam com alguns horários lotados.
Tal fato mostra que houve adesão por parte do público aos serviços oferecidos – embora o acesso por automóvel esteja proibido. Apesar das tarifas serem mais elevadas em relação ao serviço convencional, a ViaMobilidade pode operar os trens expressos já que se trata de serviço complementar autorizado pelo governo do estado.
https://www.youtube.com/watch?v=l76yGIAs2WI
Torço muito para que o questionamento aberto contra a empresa no Procon tenha resultado. Trata-se de propaganda enganosa, sobretudo para aqueles que vêm de fora da capital, a ideia de que é uma “promoção” de R$ 80,00 por “apenas” R$ 40,00 quando, na verdade, o serviço regular já deveria ser prestado com o mínimo de qualidade e certamente será ainda mais prejudicado.
O sindicato dos metroviários entrou na justiça para impedir o serviço, mas nada foi publicado aqui
Ela não vai conseguir manter a operação normal com este expresso, ou vai ser um, ou vai ser outro!
E no final das contas vai ser nenhum dos dois, serão os dois dando problema, e até turista vendo o absurdo que é essa concessão, inclusive o público já frequenta festivais no autódromo que sentirá saudade da cptm
Como será que vão impedir que o passageiro comum entre no trem exclusivo no pico da tarde na Estação Pinheiros? Imagine a plataforma lotada e para um trem vazio e vc é impedido de entrar….o potencial de dar confusão é enorme
Eu acho é POUCO. Tem é que dar CONFUSÃO mesmo, essa concessionaria sem vergonha, enquanto que a CPTM oferece 3 trens expressos com INTEGRAÇÃO gratuita com o metrô e no mesmo valor dos trens paradores regulares.
Expresso Linha 10
Expresso leste
Expresso Aeroporto, agora recem extendido até a Barra funda.
por contrato, a arrecadação de bilheteria é responsabilidade do poder concedente, tanto que as bilheterias ainda possuem funcionários da CPTM lá.
se a bilheteria é por conta da CPTM, porque eles fornecem um serviço diferenciado cobrando uma tarifa diferenciada e recebendo direto?
O mesmo vale para o Expresso Turístico, não?
Se o trem da ViaMobilidade não pode, o Expresso Turístico também não.
apesar de não concordar com o expresso turistico como modelo de negocio, pois não é essa finalidade da CPTM, não vale a comparação. como você disse é um trem turístico, além de ser da CPTM.
a questão do expresso the town é dedicar um serviço particular interferindo no serviço regular. não estamos falando de um trem que sai de domingo 8:00 e retorna as 17:00. estamos falando de várias viagens utilizando-se dos trens metropolitanos que deveriam estar sendo utilizado nas viagens regulares.
além disso, a viamobilidade é uma prestadora particular de serviço para o governo do estado. se fosse para aplicar esse serviço, deveria partir do governo estadual, e não da empresa, que recebe por passageiro transportado e tem metas de operacionalidade.
O Expresso Turístico tira trens da manutenção da CPTM, usa funcionários da CPTM, cobra uma tarifa alta para trechos cobertos pelo transporte público, tira recursos financeiros do trem metropolitano e sua circulação atrapalha e restringe a circulação do trem metropolitano. E, pior, não fomenta o turismo nas localidades em que circula.
E, diferente do Trem do Festival, o Expresso Turístico circula todo mês.
O contrato de concessão permite a exploração de serviços adicionais esporádicos, sob responsabilidade da concessionária arcar com os custos.
Não a tem mais nenhum funcionário da CPTM nas linhas 8 e 9.
As bilheterias estão com empresa da iniciativa privada