Trens Intercidades para Sorocaba, São José dos Campos e Santos poderão ser leiloados entre 2026 e 2029

Sorocaba é o mais adiantado dos projetos de trens expressos. Os eixos leste e sul, que seguem em estudo, deverão ser leiloados na sequência
Rotas de trem intercidades tem novas datas (CRRC)
Rotas de trem intercidades tem novas datas (CRRC)

O secretário de Parcerias em Investimentos do estado de São Paulo, Rafael Benini, atualizou o status das rotas de trem intercidades e revelou novos prazos para os leilões das linhas de trens expressos.

Em entrevista ao podcast da Revista Exame, o dirigente da pasta destacou que projetos como o TIC Santos e São José dos Campos já estão contratados e sendo estudados pelo BID.

Projeto mais avançado, o TIC Sorocaba já tem perspectiva de ser leiloado a partir de 2026.

“Então, assim, é um projeto voltando os trens de passageiros para São Paulo, para o Brasil. O primeiro, a gente tem TIC Sorocaba, que a gente deve soltar ano que vem. A gente já contratou o TIC São José dos Campos, já contratou o TIC Santos junto com o BID.”

Traçado provisório do Trem Intecidades para Sorocaba
Traçado provisório do Trem Intecidades para Sorocaba (GESP)

Benini também citou prazos para o leilão das rotas de São José dos Campos e de Santos que fazem parte dos eixos Leste e Sul dos trens intercidades. Segundo as declarações, o TIC São José deve ser leiloado até o final de 2027.

Santos, a última e uma das mais promissoras rotas, deverá ser leiloado entre 2028 e 2029. O atraso da concessão das linhas 11, 12 e 13 poderá afetar o cronograma final do projeto.

“O primeiro desses TICs deve ficar em 2027, mais pro final de 2027. O próximo dos TICs deve ser em 2028, 2029. A gente já está estudando agora. A gente já está colocando dentro do nosso pipeline. A gente já está avisando privado o que a gente está fazendo, porque eu não quero que eles que nem no Alto Tietê me pedindo mais dois, três meses. Porque quando é dois, três meses aqui, não é só aqui que eu atraso. Eu atraso o TIC Santos que ia sair em 2028.”

TIC Santos - Síntese de Alternativas (Jean Carlos)
TIC Santos – Síntese de Alternativas (Jean Carlos)

Por fim, o secretário destacou projetos de longo prazo para ampliar as rotas de TIC para o interior de São Paulo. As rotas atenderiam cidades como Bauru, Ribeirão Preto, Araraquara e Taubaté.

“E é um projeto, não é a gente criou, são projetos que estão aí na pasta ali, faz mais de dez anos. Então, a gente tem lá Sorocaba-Bauru, a gente tem Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto, a gente tem o Campinas-Araraquara, tem o São José dos Campos-Taubaté.”

Rota Campinas - Ribeirão Preto (Jean Carlos)
Rota Campinas – Ribeirão Preto (Jean Carlos)

Estas rotas que fariam parte de uma segunda grande fase dos trens intercidades não tem perspectivas para sair do papel. Consequentemente, não há prazos para obras, tampouco para sua operação.

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  1. No Brasil a cada quatro anos o governo é renovado, então eles prometem trens ligando São Paulo até a lua, na prática, tudo continua na mesma, trânsito só piorando e vivendo apenas de promessa. Não conseguem inaugurar a estação Varginha, Desde a gestão Mário covas prometem uma ligação luz – barra Funda, quando entregam ainda terá operação assistida, coitado de quem acredita nessas promessas

    1. O trecho Luz – Barra Funda já está em operação assistida. O TIC Norte vai começar as obras no ano que vem, todos os projetos do TIC já existem há pelo menos 10 anos e todos os trechos já tiveram trens circulando no passado, a traçado existe, tem demanda, apenas precisa que o governo tenha dinheiro para tirar do papel, essas não são promessas eleitoreiras, esses projetos precisam que o governo estadual se mexa para se tornar realidade.

  2. Em reportagem recente neste site, foi constatado que NENHUMA grande obra foi entregue nestes dois anos pelo T-171, porém tem ingênuos que ainda acreditam!!!

    Enquanto isto aqui em SP, continua ocorrendo um estelionato publicitário se ilustrando com TAV-classe 350km/h para Sorocaba conforme ilustrado nesta foto promocional, ou trens pendulares de alto desempenho classe 250km/h para Campinas se a via por onde irá trafegar embora seja nova inadequada e ultrapassada do século passado para o seu desempenho, lembrando que composições podem ser substituídas, enquanto as vias não!

    Além de demorado com tecnologia do século passado e previsão de ser construído em oito anos em Via Singela com velocidade max. De 140km/h, e da forma como está especificado no projeto dependente da segregação das cargas por parte da MRS, ou seja, os projetos obrigatoriamente deveriam estar em completa sinergia, mais um motivo justificável tecnicamente para se construir o TIC em vias duplas separadas que facilitaria a expansão.

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