Três anos após acidente, ViaMobilidade executa 1ª parte da expansão da Estação Santo Amaro

Novo método empregado pela EGTC Infra possibilitou o sucesso da operação e a união entre as duas extremidades da passarela ao norte da estação. Equipes deverão avançar com trabalhos complementares da nova estrutura
Ampliação da Estação Santo Amaro (Thomaz Santos)
Ampliação da Estação Santo Amaro (Thomaz Santos)

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, realizou a união da estrutura metálica da parte norte da expansão da Estação Santo Amaro.

Há praticamente três anos atrás a concessionária fracassou na tentativa de construir a expansão, culminando na queda da estrutura metálica no Rio Pinheiros.

A nova empresa contratada para o serviço, a EGTC Infra, realizou melhorias nos métodos de trabalho e vem imprimindo avanços consistentes. O projeto de expansão praticamente se manteve com a mesma concepção funcional.

Em vez de utilizar o método de balanço sucessivo para construir a estrutura central, foi adotado o método “Strand Jack” onde um dispositivo hidráulico iça as cargas. Este método é aplicado quando os guindastes possuem restrições de uso.

O método foi aplicado com a passarela central pré-montada apoiada em uma estrutura flutuante. Após atingir o nível adequado foi realizada a fixação do elemento na estrutura principal.

Os trabalhos devem avançar com a construção do steel deck e posterior acabamento.

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A expansão da Estação Santo Amaro é a maior obra da concessão da Linha 5-Lilás e deverá aliviar o fluxo de pessoas, dado o aumento do uso da integração com a Linha 9-Esmeralda.

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