Finalmente, após três semanas do acidente com o interceptor de esgoto da Sabesp, que rompeu após a passagem do tatuzão da Linha 6-Laranja em suas proximidades e inundou os poços da obra, o nível de material acumulado começou a dar sinais de redução significativa.
Imagens aéreas do canal iTechdrones comprovam que a Acciona e a companhia de saneamento do estado estão conseguindo esvaziar o VSE Tietê, maior vala aberta para a obra de metrô de 15 km de extensão.
Numa imagem comparativa produzida pelo site com trechos das gravações de quatro dias, é possível constatar que o poço está com esgoto até a 7ª marca de concreto em suas paredes (veja abaixo).
No dia 5 de fevereiro, quatro dias após o acidente, o esgoto estava na altura da 5ª marca de jateamento de concreto enquanto no dia 9, ele havia baixado mais uma “faixa”. Vinte e quatro horas depois, no entanto, o volume voltou a subir, obrigando as empresas envolvidas a suspendar a operação de bombeamento.
Ela foi retomada na semana passada e o resultado é que neta terça-feira, 22, o nível era o mais baixo desde que o trabalho foi iniciado. O vídeo mostra também que há várias mangueiras em diversos pontos retirando o material depositado nos túneis e poços já abertos pela construtora espanhola.
Como referência, existem 15 dessas faixas de concreto, criadas pelo processo de jateamento de concreto quando da escavação dos poços. Ou seja, o trabalho está chegando à metade do caminho e logo deverão surgir as imensas vigas que dão sustentação para as paredes do VSE Tietê.
Um pouco mais abaixo e poderemos ver os anéis de concreto e o apoio metálico para a partida da tuneladora sul em dezembro. A Acciona não tem divulgado informações sobre a previsão de encerramento do bombeamento, porém, se o ritmo atual for mantido é de se imaginar que isso possa ocorrer em algum momento de março.
Só então será possível mensurar os prejuízos para o empreendimento, sobretudo em relação ao estado dos dois tatuzões fabricados na China.
Oi Ricardo, você que acompanha as obras da linha 6, sabe do que se trata a Usina Guaicurus? Foi anunciado no site da LinhaUni/Acciona.