Trilhos aparecem instalados nos túneis da Linha 6-Laranja

Vias operacionais pertencem ao trecho prioritário entre Brasilândia e Perdizes, que abrirá ao público em outubro de 2026
Trilhos instalados nos túneis operacionais
Trilhos instalados nos túneis operacionais (reprodução)

Após alguns ensaios, finalmente um trecho de túnel da Linha 6-Laranja ganhou seus primeiros metros de trilhos instalados. Imagens mostram uma extensão de aproximadamente 200 metros com vias praticamente concluídas.

Os trilhos está presentes na via em direção à estação Brasilândia em virtude do lado esteira que tira o material escavado pelo tatuzão (no alto).

Na via contrária, as barras ainda não haviam sido instaladas, mas os suportes estavam prontos para recebê-los.

A foto não permite identificar o trecho exato, mas este site acredita se tratar dos túneis entre a estação Santa Marina e o VSE Tietê, com obras mais adiantadas.

Plataforma da estação Santa Marina já com piso tátil
Plataforma da estação Santa Marina já com piso tátil

A Linha Uni, responsável pela construção e futura operação do ramal, está acelerando os trabalhos para inaugurar a primeira etapa entre Brasilândia e Perdizes em menos de dois anos. A previsão é abrir o trecho em outubro de 2026.

Facilita esse trabalho a mudança de estratégia relacionada ao abastecimento das aduelas de concreto para a tuneladora. Antigamente, esse processo incluía um trilho por onde circulava um pequeno trem de carga.

Os dois tatuzões da Linha 6, assim como a tuneladora da Linha 2, usam um veículo convencional que permite que a base dos túneis seja concretada.

Mudança de entrega das aduelas liberou túneis
Mudança de entrega das aduelas liberou túneis (Reprodução)

Entrega de aduelas liberou parcialmente os túneis

Em outra imagem é possível ver um trecho de túnel mais elevado que o poço, próximo à estação Itaberaba.

A concessionária também transferiu a entrega dos anéis de concreto dos túneis para o VSE Pacaembu, que é mais próximo de onde está o Tatuzão Sul e também fora da área da primeira etapa.

As nove estações da Linha 6-Laranja que deverão abrir em 2026
As nove estações da Linha 6-Laranja que deverão abrir em 2026

A mudança liberou a construtora Acciona para instalar as vias operacionais. A estrutura aérea de alimentação de energia também começou a ser montada, mas a presença da esteira do tatuzão pode impedir sua conclusão.

O plano da Linha Uni é concluir as escavações com os tatuzões em 2025.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Composição N02 na China (CMSP)

Segundo trem da Linha 17-Ouro está a caminho do Brasil

Next Post
Obras da Estação Penha da Linha 2-Verde (Jean Carlos)

Obras da Linha 2-Verde ultrapassam a marca de 50% de avanço

Related Posts