Trilhos estão sendo implantados no novo trecho do VLT da Baixada Santista

Canal iTechdrones realizou um sobrevoo pela região e registrou um dos trechos da 2ª Fase do VLT com trilhos. Investimento na obra é de R$ 217 milhões
Trilhos já estão sendo implantados no VLT de Santos (iTechdrones)
Trilhos já estão sendo implantados no VLT de Santos (iTechdrones)

As obras da segunda fase do VLT da Baixada Santista estão avançando. Já é possível notar a presença de trilhos que estão sendo instalados gradualmente em alguns pontos do novo trecho.

O canal iTechdrones realizou um sobrevoo pela região e mostrou a evolução da obra. O novo trecho do VLT deverá passar pela região central de Santos.

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É possível visualizar que a via do VLT na região central será singela, ou seja, contará com apenas uma linha. A ideia é de que neste trecho o VLT atue como um sistema de transporte circular partindo da estação Conselheiro Nébias até a região central de Santos.

Nas imagens aéreas nota-se que parte da Rua da Constituição está recebendo o tratamento necessário para o assentamento das novas vias ferroviárias.

Obras da 2ª Fase do VLT da Baixada Santista (iTechdrones)
Obras da 2ª Fase do VLT da Baixada Santista (iTechdrones)

 

Na região da estação Universidades 2 já é possível ver um trecho com trilhos assentados sobre uma laje de concreto. Esse tipo de via confere maior estabilidade ao trem e menor custo de manutenção.

Também é possível visualizar a nova estação Universidades 2. Algumas das características mais importantes das novas estações do VLT é o atendimento unidirecional, ou seja, as estações terão apenas um sentido de tráfego.

Trecho na estação Universidades 2 (iTechdrones)
Trecho na estação Universidades 2 (iTechdrones)

As estações do VLT são estruturas cobertas que possuem portas de plataforma, linha de bloqueios e cobertura. Um sistema de câmeras internas realiza a vigilância do ambiente. Outra característica importante é o nível adequado entre o trem e a plataforma permitindo maior acessibilidade.

Nas imagens aéreas pode-se visualizar parte do traçado futuro do VLT o qual ainda não está com trilhos assentados. Nos cruzamentos os trilhos serão instalados de forma a permitir tanto a passagem de veículos rodoviários como do VLT.

Passagem em nível no novo trecho (iTechdrones)
Passagem em nível no novo trecho (iTechdrones)

A segunda fase de implantação do VLT da Baixada Santista deverá contar com 14 novas estações e capacidade para transportar até 35 mil passageiros por dia. O investimento para a implantação deste novo trecho é da ordem de R$ 217 milhões.

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  1. nas publicações do site não há dados técnicos, seria interessante ter esse tipo de informação

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