Após muitos anos desativadas, as vias da atual Linha 9-Esmeralda voltaram a receber trilhos no trecho após a estação Grajaú. Imagens divulgadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos mostram o trajeto sendo preparado, recebendo os postes que suportarão a rede aérea de alimentação e outras obras complementadores como um viaduto rodoviário cujas colunas estão sendo concretadas.
Em outra foto, é possível ver a estação Mendes-Vila Natal já com a cobertura metálica montada e os brises instalados. A nova parada, que deveria ser aberta neste ano, ficou para 2021, segundo as últimas informações divulgados pelo governo. O trecho, de 4,5 km de extensão, inclui ainda a estação Varginha, que teve a retomada das obras postergada por problemas com repasses de recursos do governo federal – ela deve ser aberta apenas em 2022.
Quando as duas estações forem inauguradas, a CPTM estima que a Linha 9 ganhará mais de 100 mil novos usuários por dia. Apenas Varginha deverá receber mais de 50 mil passageiros por dia em seus 5 mil m². A região, extremamente populosa, hoje é atendida sobretudo pela estação Grajaú, mas a população tem pleiteado que a linha vá ainda mais longe, chegando ao distrito de Parelheiros.
A extensão da Linha 9 foi anunciada em 2011 pelo ex-governador Geraldo Alckmin, mas as obras só começaram em novembro de 2013. Na época, o investimento total no novo trecho era de R$ 633 milhões. Quatro anos depois, no entanto, o governo tentava viabilizar investimento federal a fundo perdido após suspender as obras por falta de recursos, algo que só foi viabilizado nos últimos anos.
A expectativa é de que Mendes e Varginha possam estrear nas mãos da futura concessionária privada que assumirá as linhas 8 e 9 da CPTM. O governo do estado deve publicar o edital de licitação em meados deste ano e assinar contrato em 2021.