Túneis da Linha 6-Laranja sob a Marginal Tietê ficam submersos

Dois poços das obras da Linha 6-Laranja ficaram completamente alagados nesta manhã logo após o tatuzão concluir a escavação sobre o Rio Tietê. Parte da Marginial desabou após a inundação, ainda sem causa conhecida
Trecho da Marginal desabou e túnel da Linha 6 ficou inundado (Reprodução/TV Record)

Hoje pela manhã desta terça-feira (01), um grave acidente ocorreu no canteiro de obras da Linha 6-Laranja de metrô nas proximidades da Marginal Tietê, que inundou os poços e túneis escavados pela Acciona, empresa responsável pela obra. Não houve vítimas.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, houve o rompimento de uma tubulação de esgoto que passava a três metros do túnel escavado pelo tatuzão. Embora estivesse mapeado pela Acciona, a tubulação acabou rompendo e despejando esgoto na área escavada.

Ainda de acordo com o executivo, de início o volume era pequeno e houve tempo para evacuar o local, mas logo depois o fluxo aumentou, inundando os poços e túneis. A Sabesp já conteve o vazamento e a preocupação das autoridades é com a estabilidade das pistas da Marginal Tietê, cuja parte desabou.

Galli repetiu que não houve choque do tatuzão com a galeria e que os equipamentos serão recuperados pela Acciona.

Veja abaixo vídeo compartilhado em redes sociais que mostra o túnel onde estaria o tatuzão sendo inundado:

A inundação ocorreu logo após o tatuzão, que partiu em dezembro do poço Tietê, chegar ao SE Aquinos, no lado sul da Marginal. Ele havia acabado de finalizar o primeiro trecho de escavação – imagens da roda de corte concluindo o trajeto apareceram há pouco em redes sociais.

Os dois poços são interligados por um túnel realizado em escavação manual e concluído há poucas semanas. Cabe ressaltar que a parede diafragma do SE Aquinos e o túnel escavado pelo shield não sofreram avarias.

Tuneladora sul havia partido no dia 19 de dezembro e levado 44 dias para chegar ao outro lado da Marginal Tietê

Acidente de 2007

O desabamento de parte dos túneis da Linha 6-Laranja traz a lembrança do grave acidente ocorrido no poço da estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela, que ocorreu em 12 de janeiro de 2007, vitimando sete pessoas.

O segundo tatuzão, que estava sendo montado, ficou submerso no fundo do poço Tietê (Reprodução/TV Record)

As paredes do imenso poço desabaram, levando parte dos imóveis no entorno. Naquela ocasião, embora fosse muito próximo do Rio Pinheiros, a obra não utilizada um tatuzão como agora, já que o trecho era escavado em outro método.

A cratera da estação Pinheiros em 2007

No início da tarde, a Acciona e a Linha Uni, concessionária que irá operar a Linha 6, divulgaram a seguinte nota sobre o acidente:

“A Linha Uni e a ACCIONA, responsáveis pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô, informam que, hoje pela manhã, ocorreu um  rompimento de uma coletora de esgoto próximo ao VSE Aquinos (Poço de Ventilação e Saída de Emergência).  O incidente não causou nenhuma vítima.  Equipes da Linha Uni, da ACCIONA e demais técnicos estão no local para apurar os fatos. Todas as medidas de contingência já foram tomadas. Parte do asfalto da Marginal Tietê cedeu e,  por questão de segurança, a pista está parcialmente interditada.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Linha Uni, concessionária responsável pela obra, pelo telefone 0800 580 3172, de segunda a sexta das 8h30 às 17h30 ou por meio da página https://www.linhauni.com.br/contato.

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40 comments
    1. Sempre tem um oportunista que sonha com um cargo público pra falar esse tipo de bobagem. Primeiro que nunca tivemos uma construtora estatal, logo a responsabilidade da execução é independente da natureza do orgão que gerencia a obra. Segundo que obras gerenciadas pelo estado não são garantias de que erros não venham a acontecer. vide o poço da estação Pinheiros. E pra finalizar, mesmo com esse acidente ou outros que possam acontecer, garanto que essa obra termina antes da linha 17, aquela gerenciada pelo seu político e que não termina nunca. Usar essa ironiazinha pra defender estado gigante e onipresente já ficou enfadonho demais.

      1. Sempre vem um pobre de direita idolatrando o deus mercado. Meu chapa, quando a obra é gerenciada pelo governo a primeira coisa que vcs fazem quando dá qualquer problema é tacar pedra em tudo que é estatal, independentemente de quem seja a construtora! Segundo que a linha 17 era promessa justamente do TEU político tukano que adora uma privatização. Faz tudo de qualquer jeito pra convencer incautos feito você de que só privatizando as coisas são eficientes. Pelo visto, o teu sonhado estado mínimo que só pensa em lucro só dá tragédia

          1. Dependendo do político já vi sim, geralmente são os que não atendem aos interesses dos rentistas e dos megaempresários.

          1. Os caras entregam patrimônio público de mão beijada pra uma empresa que faz a maior MERlin com a obra que é pra entregar pro povo e o tóxico sou eu????? kkkkk, continue defendendo políticos que estão enriquecendo às custas de entregar nosso patrimônio e empresários que querem lucrar às nossas custas que vc vai continuar vendo tragédias!

        1. Pois é, sinto muito mas o problema foi uma adutora da Sabesp, ou seja mais uma empresa estatal ineficiente não é mesmo? Dorme com essa. Além do mais se eu defendo o estado mínimo é por que eu não acredito mesmo que obra gerenciada por político nenhum vai funcionar, como nunca funcionou. Você acredita em político, eu não. Então nem venha jogar essa pecha de tucano pra mim. Quanto ao pobre de direita, sinto lhe decepcionar mas se você é de esquerda, só vai ter algum benefício disso se for político ou amigo deles. Se você faz parte do povão, será apenas uma marionete nas mãos deles.

          1. A adutora rompeu porque a Acciona tava escavando perto dela. A Sabesp já conteve o vazamento. Vejo muito mais falta de planejamento da Acciona, querendo correr pra fazer o negócio sem verificar os riscos que corre. Claro, meu querido gado de direita, a turminha neoliberal só tem o lema “tempo é dinheiro” e mais nada! Vou com a pecha de tukano em você sim, você age do jeitinho que eles querem que você aja. Com a esquerda obtive muito mais benefícios do que com a direita. Só por exemplo, compare quantos corredores de ônibus as prefeituras de esquerda fizeram e quantos as prefeituras de direita, dos seus amados tukanos, fizeram?

      2. serviço publico é responsabilidade do estado, sendo ele executado diretamente ou indiretamente através de contratos. ponto.

        logo, concessoes, PPP, terceirizações nao diminuem o tamanho do estado e o inchaço da maquina publica. alias, pelo contrario, aumenta o tamanho do estado. ao inves de atuar diretamente, passa-se a estar amarrado a uma série de contratos, onde deve cumprir obrigaçoes contratuais e fiscalizar o cumprimento por parte da contraparte. e quem banca todo o custo disso é o estado.

        dessa forma, a unica forma de realmente diminuir o estado como bradam os “liberais” seria esses serviços deixarem de ser publicos e serem apenas regulados. pegar como exemplo a linha 6: ela seria construída pela inciativa privada, com autorizaçao do estado, seguindo normas e leis municipais, estaduais e federais. depois de pronta, nao teria ressarcimento nenhum do estado, poderia cobrar a tarifa que quisesse e oferecer o serviço como bem entendesse. algo como um taxi por exemplo.

        é uma blasfemia chamar o privatismo que ocorre no Brasil de liberalismo e ter politico enchendo a boca para falar em diminuiçao do estado, quando na verdade vc está inchando o estado com concessoes, PPP e terceirizações para agraciar empresarios ligados a politicos e partidos q estao no poder. esses caras vivem falando mal do estado, mas sempre estao brigando por cargos publicos. e por que? porque estao de olho justamente na verba publica e usam esse discurso para privatizar os serviços como pretexto para injetar bilhoes do dinheiro publico em contratados mal explicados.

        sobre cargo publico, mamata, etc, todos estes sao de pessoas ligadas aos governantes e tem cargos comissionados. quando caem, cai pra cima, como diz o ditado, e sempre arrumam uma boquinha em algum lugar. essa gente nao tem preocupaçao em procurar emprego ou se realocar no mercado de trabalho. pega como exemplo os gestores da CCR q sao oriundos da fepasa, metro, cptm. tem ex-diretor da cptm acusado no trensalão q pediu demissao e foi trabalhar na CCR barcas. teve gente q foi pra CCR bahia, e hoje voltou pra SP para trabalhar na viamobilidade 8 e 9, ganhando mais que o dobro do salario. a prefeitura de SP, do falecido prefeito, encheu de cargos comissionados e empresas terceirzadas serviços de engenharia q deveriam ser execuitados por engenheiros que passaram em concurso e que consumiriam muito menos dinheiro publico.

        1. And, pisa menos no ancap, kkk! Perfeitas suas colocações, o Estado só tá sendo mínimo pro povo. Pra esse pessoal que prega privatização, o Estado tá sendo uma mãe de tetas gordas.

          1. Então, o responsável por fiscalizar era o Estado Gabriel? Tenta de novo gado…que tá legal te refutar kkkk

  1. Correção: não seria escavações “sob” o Rio Tietê? Na matéria consta Sobre, dando a ideia de que o túnel está sendo escavado por cima do rio, e não por baixo.
    Enfim, espero que não tenha tido vítimas fatais.🙏🏼

  2. E a tuneladora? Deve ter sido bem danificada, acho que vão ter que comprar outra e vai demorar muito mais para a linha ficar pronta, pelo menos não morreu ninguém e espero que as outras frentes de obras não sejam paralisadas no restante da linha!

  3. faltou precaução toda a MARGINAL TIETE tem problemas de alagamento,mais um equipamento novo , isto vai longe , penso como o CELSO que a obras no restante da linha não sejam prejudicadas.

  4. A linha 4 Amarela foi entregue 3 anos depois do acidente na Estação Pinheiros. Com certeza esse acidente não vai prejudicar obras da Linha 6 Laranja, que deve ser entregue em 2025. Para mim, a ‘interminável’ 17 Ouro deve ser entregue dentro do prazo (2023), já as linhas 19 Celeste e 20 Rosa devem iniciar suas obras até o fim desse ano, e as linhas 16 Violeta e 22 Marrom até o fim de 2024.

    1. A linha 4 atrasou 2 anos por causa daquele acidente, pois estava prevista pra entregar a primeira fase em agosto de 2008 e só foram entregues as primeiras duas estações (Paulista e Faria Lima) em 2010, sendo que a Pinheiros ainda precisou demorar um pouco mais e só veio em 2011.

  5. Rapidamente será reparado e a obra, retomada. È muito mimimi da imprensa esquerdista e dos aproveitadores de plantão. Sem vítimas, apenas danos materiais, vida que segue!

  6. E eu aqui comendo pipoca e vendo o povo se ofendendo por ideologia política enquanto a parte de engenharia civil passou longe.

    O legal é que não faltam especialistas defendendo mercado, governo, parceria, etc; quando as partes envolvidas (Metrô e Acciona) ainda apuram os fatos para entender de “FATO” o quê ocorreu e assim poder emitir uma nota informando as consequências do acidente no cronograma das obras e um laudo técnico sobre o quê foi afetado.

    Por fim, só me resta agradecer por não ter havido vítimas.

      1. Gado de ambos os lados, mas vc só atacou a mim, né, seu direitista hipócrita? Vai lá babar ovo de empresário até eles fazerem mais MERlin pela cidade! Já viu empresário ser punido? A Vale com suas tragédias em MG que o diga!

  7. Acho que em 2037 eles entregarão a primeira parte com duas estações para testes de forma gratuita para o povo, funcionamento entre os horários das 14:15 às 15:37. Acredito no potencial dos grandes engenheiros brasileiros, possuem grande gabarito e técnicas ímpares de engenharia. Tudo isso somado a uma parceria que nunca poderia dar errada, parceria público privada. Ansioso para a inauguração.

    1. a engenharia pesada do Brasil é referencia no mundo inteiro. temos grandes engenheiros e excelentes profissionais.

      nao sei quem é o corpo tecnico da acciona. se sao de brasileiros, de espanhois, ou misto.

      nao sabemos se este erro foi ocasionado por uma falha tecnica dos responsaveis pela escavaçao ou se teve ordem de cima para acelerar a obra a qualquer custo. seria leviano de quem nao conhece os bastidores afirmar uma coisa ou outra.

      mas vimos nas tragedias da vale, que teve engenheiro assinando laudo falso por pressao de cima.

      infelizmente quem trabalha em situaçoes que envolvem mitigaçao de riscos e muito dinheiro, sofre pressao para fazer vista grossa. trabalhar de forma honesta e correta nao é facil, em qualquer parte do mundo, mas principalmente no Brasil.

      1. Com certeza, temos os melhores engenheiros do mundo, os melhores cientistas da galáxia, somos referências em tecnologia espacial e qualquer outra coisa. Mas infelizmente o problema é a corrupção e pressão dos envolvidos por dinheiro.

        Quem sou eu para duvidar disso, quem sou eu?
        Inclusive a incrível expansão da linha férrea chinesa foi graças a mão de obra e tecnologia importada do Brasil, mas infelizmente pela corrupção não é possível construir 3km de metrô em 7 anos no Brasil.

        Brasil está na vanguarda de tudo, mas como o amigo a cima disse, a corrupção não deixa as coisas andarem. Se não fosse a corrupção o Brasil já tinha lançado a cura contra a aids e câncer. Além da tecnologia aeroespacial de viagem na velocidade da luz (foi o engenheiro menos inteligente da turma que inventou isso).

  8. Precisa-se investigar para saber de quem foi a culpa.
    Uma coisa é fato: A Acciona seria a última interessada no que aconteceu devido o tipo de concessão.

    É incrível o tanto de gente oportunista jogando a culpa pelo fato de ser uma linha concessionada.
    O que isso tem haver com o acidente? Nenhum! Porque todas as obras, públicas ou privada, são tocadas por empresas privadas.

    1. A Acciona só quer entregar o negócio logo a qualquer custo, isso é resultado de ganância! Ela não estudou como estava a tubulação da Sabesp naquela região? Cadê a competência da iniciativa privada tão apregoada por uns gados por aí?

      Já vi muita gente aí falando que só obra privada presta. A realidade ontem se mostrou bem diferente, mas agora os hipócritas idolatradores do mercado se calam.

      1. Querer entregar um obra de forma célere não é problema. Se todas obras fossem tocadas assim, já teríamos muitos mais transportes disponíveis.

        O acidente tem que ser investigado. Pode ser culpa da Acciona, pode ser culpa da Sabesp, pode ser culpa de Prefeitura, pode ser culpa de todos. Não sabemos. Precisa-se investigar.

        Não existe relação se a obra é pública ou privada. Pois, todas as obras públicas são feitas por empresas privadas.

        Você apenas aproveitou um sentimento reprimido para jogar a culpa na iniciativa privada.

        E por favor, vc esta passando vergonha. Pare com isso.

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