Enquanto monta o primeiro dos dois “tatuzões” que escavarão os túneis principais da Linha 6-Laranja, a construtora Acciona está preparando a construção de outra passagem subterrânea, o túnel de estacionamento sob o rio Tietê.
Imagens compartilhadas por funcionários no Linkedin mostram uma máquina da empresa quebrando as paredes do emboque do túnel no VSE Aquinos, um poço de ventilação localizado ao lado da pista sentido leste da Marginal Tietê.
Ao contrário da via principal dupla, o túnel de estacionamento será escavado pelo método NATM (também chamado de túnel mineiro), que é feito por camadas e tem um ritmo mais lento que as tuneladoras.
Com cerca de 250 metros de comprimento, o túnel de estacionamento terá via singela (única) e capacidade para dois trens. Segundo uma antiga apresentação da Move São Paulo, concessionária anterior, os trabalhos de escavação tinham prazo estimado de 15 meses, ou quase quatro vezes mais do que o tempo necessário para a abertura do túnel principal pelo tatuzão (veja abaixo).
Os túneis por baixo do rio Tietê devem ser o primeiros dos cerca de 16 km de extensão do ramal e que compreende, além de 15 estações, também o trecho até o futuro pátio de manutenção Morro Grande.
A LinhaUni, concessionária criada para operar a Linha 6-Laranja, deve iniciar o serviço em 2025, segundo o governo do estado.
Bom dia. Reportagem do globo play quase 50 imóveis a serem desapropriados na Brasilândia. A Matéria de Fevereiro de 2021. Muita triste.