O aguardado segundo túnel que ligará as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela) só deverá ficar pronto na melhor das hipóteses em 2021. A razão é que o Metrô confirmou nesta quarta-feira (21) via SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) que a licitação para sua construção ficará a cargo da próxima gestão estadual, ou seja, em 2019.
O prazo para construir a ligação subterrânea é de 18 a 24 meses, o que faz crer que a possibilidade de ser concluído em menos de três anos ser mínima. Caso o próximo governo lance o edital ainda no primeiro semestre de 2019 será preciso aguardar o leilão, assinatura de contrato e ordem de serviço para que os trabalhos de fato comecem. Se todo esse trâmite for cumprido sem atrasos e a obra seja iniciada no final de no ano que vem ficará pronta no primeiro semestre de 2021 levando-se em conta o prazo mais curto (18 meses).
Ou seja, o alívio para os passageiros que se espremem no movimentado túnel existente hoje deve demorar bastante. A boa nova é que a empresa finaliza a seleção do projeto que será desenvolvido este ano ainda. O Metrô abriu o chamado MPI, Pedido de Manifestação de Interesse, para que empresas enviassem ideias para o projeto e agora está perto de definir qual deles será escolhido.
O próximo passo é contratar a empresa vencedora para confeccionar o projeto executivo do túnel, mas a licitação de obras civis ficará para o ano que vem, conforme resposta.
Marcha dos pinguins
O problema com o subdimensionamento da ligação entre as duas estações surgiu logo que a Linha 4 ganhou um maior movimento em 2011 e o fluxo de passageiros cresceu a ponto de um ex-presidente do Metrô chamar a cena de “marcha dos pinguins”. Mesmo com três esteiras rolantes, o túnel frequentemente lota sem falar no problema causado no mezanino da estação Paulista. Com quatro direções possíveis, a ViaQuatro é obrigada a criar corredores para tentar evitar choques.
A solução pensada pelo Metrô prevê um segundo túnel saindo à direita do final das esteiras no sentido norte (Consolação-Paulista). Ele desceria até o mezanino lateral da estação Paulista e seria exclusivo para os passageiros que vêm da Linha 2. Com isso, evitaria-se o acúmulo de pessoas no trecho administrado pela ViaQuatro – que também deverá assumir a operação e manutenção desse novo espaço. No entanto, a obra será bancada pelo estado, segundo explicou o Metrô.
Apesar dessa demora, ao menos o movimento entre as duas estações deve ter alguma redução este ano com a abertura completa da Linha 5-Lilás. Quando chegar à Chácara Klabin, muitos usuários que hoje utilizam as linhas 9-Esmeralda (CPTM) e 4-Amarela para chegar à região da avenida Paulista poderão tomar outro caminho e assim reequilibrar a demanda. Por quanto tempo, ninguém sabe.
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Olá, ótima matéria, parabéns!
Se tem alguma noticia sobre o túnel que ligará a estação Julio Prestes(Linha 8 diamante) e Luz(Linha 1 Azul)?
Obrigado desde já.
Quando vai ser feito um túnel ligando a estação da Luz com a Julio Prestes?
Uma obra relativamente barata e que interliga a linha 8 Diamante com linha 1 e 4 do metrô e linha 7 e 11 da CPTM ?
Facilitando muito a vida dos usuários e dândo uma significativa melhora no transporte
Investimento totalmente desnecessário.
Quando a Linha 5 – Lilás estiver operando com as estações Chácara Klabin e Santa Cruz, as transferências em Pinheiros e Paulista reduzirão significativamente. Mas claro, alguém do Metrô deve estar muito interessado nessa” obrinha”.
Também penso da mesma maneira. A Linha 5, quando completa estiver, vai desafogar bastante esse acesso.