O tatuzão que escavará os túneis da extensão da Linha 2-Verde até a Penha passou com sucesso no processo de aceitação pelo seu cliente, o consócio CML2, informou a fabricante do equipamento, a China Railway Engineering Equipment Group (CREG). A tuneladora foi finalizada na China e será enviada ao Brasil nas próximas semanas.
Segundo a CREG, o novo tatuzão, com diâmetro de 11,66 metros, deverá escavar cerca de 6.500 metros de túneis a uma profundidade de até 41 metros. O subsolo por onde a máquina percorrerá é composto de areia, silte e argila, mas que também inclui condições geológicas complexas, como grandes cascalhos e rochas intrusivas ao longo do trajeto.
A fabricante é uma das maiores do setor atualmente, com vários outros tatuzões em produção na China. O equipamento adquirido pelo CML2 para uso do Metrô de São Paulo é designado oficialmente pelo número “1207”. Trata-se do maior TBM (Tunnel Bore Machine) entregue para um cliente na América do Sul.
Atraso de ao menos 18 meses
O CML2 precisará agora tentar minimizar o atraso causado por uma ação na Justiça que impediu as obras no canteiro do Complexo Rapadura por vários meses. Como este site mostrou, o cronograma original de escavação do tatuzão previa o início dos trabalhos em janeiro de 2022, com conclusão da primeira fase em maio deste ano.
Ou seja, caso a tuneladora comece a escavar em julho ou agosto, serão cerca de 18 meses de atraso. Se mantiver a mesma previsão de avanço, o tatuzão chegaria ao VSE Falchi Gianini por volta de outubro ou novembro de 2024. Quatro meses depois, ele voltaria a partir da Vala Penha, com previsão de chegar ao Complexo Rapadura no início de 2025.
O Metrô cita o ano de 2026 como de inauguração das oito estações, portanto, sobrariam pouco mais de um ano para que o trecho fosse finalizado, tanto na obra civil como em sistemas. Por ser um ano de eleições, é bastante provável que a atual gestão pressionará para que a obra seja concluída até lá.
Uma turminha de dez moradores do Jardim Textil atrasou as obras de 8,3 km em nome de nada (a obra estava regular, com todas as autorizações concedidas e foi liberada). Esse atraso (que prejudicou centenas de milhares de pessoas) deveria ser cobrado deles de alguma forma?
A gente vê que o país é uma piada qnd meia dúzia de pirados de um bairro insignificante conseguem atrasar uma obra imensa e de extrema importância como essa, sinceramente, os mesmos deveriam responder na justiça por essa pataquada sem sentido.
E enquanto isso aqui no MT. Não temos linhas férreas até Hoje, para transportar a riqueza do Brasil, devido a legalizações e autorizações do meio ambiente.