Última a receber o tatuzão, estação Santa Isabel já tem túneis de plataforma escavados

Futura estação da extensão da Linha 2-Verde deverá ser inaugurada em 2028, dentro do segundo trecho do ramal em obras
Túnel de plataforma da estação Santa Isabel já recebendo mantas (Redes sociais)
Túnel de plataforma da estação Santa Isabel já recebendo mantas (Redes sociais)

A tuneladora Cora Coralina, a maior da América Latina, estava em outubro no poço Cestari, prestes a partir em direção à estação Santa Clara, e ainda terá um longo caminho para concluir sua missão na extensão da Linha 2-Verde.

Mas a cerca de pouco mais de 2 km do local, a estação Santa Isabel já se encontra muito perto de ficar pronta para receber o tatuzão.

De acordo com imagens postadas em redes sociais, os túneis de plataforma da futura parada já se encontram totalmente escavados, com uma das pontas sendo preparada para receber as camadas de concreto.

Localizada próxima ao Complexo Rapadura, Santa Isabel será a última estação a receber a tuneladora chinesa, que partiu daquela região no final de 2023.

O segundo túnel aparentemente já escavado até o final e as marcações da chegada do tatuzão (Redes sociais)
O segundo túnel aparentemente já escavado até o final e as marcações da chegada do tatuzão (Redes sociais)

Isso deverá ocorrer em meados de 2026, caso o cronograma do Metrô não sofra grandes atrasos. Antes disso, Cora Coralina terá que concluir a primeira perna de escavações que inclui Santa Clara e Orfanato, terminando seu trabalho no VSE Falchi Gianini.

De lá será desmontada e transportada para a estação Penha, para voltar a montar os túneis de concreto por volta do segundo semestre de 2025. Será preciso ainda passar pelas estação Aricanduva e Guilherme Giorgi antes da chegada à Santa Isabel.

Apenas uma tuneladora

O atraso no início das escavações ocorreu após um imbróglio judicial com moradores do Jardim Têxtil, que conseguiram impedir as escavações no Rapadura por algum tempo.

Além disso, o Metrô traçou uma estratégia de construção do trecho de 8 km da Linha 2-Verde dividido em duas etapas em vez de avançar em apenas uma direção, no sentido Penha.

As novas estações da Linha 2-Verde (CMSP)
As novas estações da Linha 2-Verde (CMSP)

A companhia também não viu necessidade de utilizar duas tuneladoras a partir do Complexo Rapadura, como ocorreu com a Linha 6-Laranja, talvez pela pequena distância.

Com isso, a segunda perna depende da conclusão da primeira. Por outro lado, após o tatuzão deixar o VSE Falchi Gianini, o caminho estará aberto para finalizar quatro estações até Vila Formosa em 2027.

A estação Santa Isabel, por sua vez, abrirá em 2028, segundo a estimativa mais recente.

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1 comment
  1. Não entendo a tuneladora ficar 20 dias parada para manutenção após perfurar aproximadamente 150 metros. É o que está ocorrendo qdo chega aos poços de ventilação. Entre cada estação são aproximadamente 1 km. Mas entre a Estação Anália Franco e Santa Clara já são 2 paradas em espaços bem próximos. Manutenção é necessária mas em espaços tão curtos? Perfura em 15 dias e fica parada cerca de 20 a 25 dias. E também não vejo progressos na Estação Vila Formosa q foi a primeira a receber o tatuzão.

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