Última a receber o tatuzão, estação Santa Isabel já tem túneis de plataforma escavados

Futura estação da extensão da Linha 2-Verde deverá ser inaugurada em 2028, dentro do segundo trecho do ramal em obras
Túnel de plataforma da estação Santa Isabel já recebendo mantas (Redes sociais)
Túnel de plataforma da estação Santa Isabel já recebendo mantas (Redes sociais)

A tuneladora Cora Coralina, a maior da América Latina, estava em outubro no poço Cestari, prestes a partir em direção à estação Santa Clara, e ainda terá um longo caminho para concluir sua missão na extensão da Linha 2-Verde.

Mas a cerca de pouco mais de 2 km do local, a estação Santa Isabel já se encontra muito perto de ficar pronta para receber o tatuzão.

De acordo com imagens postadas em redes sociais, os túneis de plataforma da futura parada já se encontram totalmente escavados, com uma das pontas sendo preparada para receber as camadas de concreto.

Localizada próxima ao Complexo Rapadura, Santa Isabel será a última estação a receber a tuneladora chinesa, que partiu daquela região no final de 2023.

O segundo túnel aparentemente já escavado até o final e as marcações da chegada do tatuzão (Redes sociais)
O segundo túnel aparentemente já escavado até o final e as marcações da chegada do tatuzão (Redes sociais)

Isso deverá ocorrer em meados de 2026, caso o cronograma do Metrô não sofra grandes atrasos. Antes disso, Cora Coralina terá que concluir a primeira perna de escavações que inclui Santa Clara e Orfanato, terminando seu trabalho no VSE Falchi Gianini.

De lá será desmontada e transportada para a estação Penha, para voltar a montar os túneis de concreto por volta do segundo semestre de 2025. Será preciso ainda passar pelas estação Aricanduva e Guilherme Giorgi antes da chegada à Santa Isabel.

Apenas uma tuneladora

O atraso no início das escavações ocorreu após um imbróglio judicial com moradores do Jardim Têxtil, que conseguiram impedir as escavações no Rapadura por algum tempo.

Além disso, o Metrô traçou uma estratégia de construção do trecho de 8 km da Linha 2-Verde dividido em duas etapas em vez de avançar em apenas uma direção, no sentido Penha.

As novas estações da Linha 2-Verde (CMSP)
As novas estações da Linha 2-Verde (CMSP)

A companhia também não viu necessidade de utilizar duas tuneladoras a partir do Complexo Rapadura, como ocorreu com a Linha 6-Laranja, talvez pela pequena distância.

Com isso, a segunda perna depende da conclusão da primeira. Por outro lado, após o tatuzão deixar o VSE Falchi Gianini, o caminho estará aberto para finalizar quatro estações até Vila Formosa em 2027.

A estação Santa Isabel, por sua vez, abrirá em 2028, segundo a estimativa mais recente.

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12 comments
  1. Não entendo a tuneladora ficar 20 dias parada para manutenção após perfurar aproximadamente 150 metros. É o que está ocorrendo qdo chega aos poços de ventilação. Entre cada estação são aproximadamente 1 km. Mas entre a Estação Anália Franco e Santa Clara já são 2 paradas em espaços bem próximos. Manutenção é necessária mas em espaços tão curtos? Perfura em 15 dias e fica parada cerca de 20 a 25 dias. E também não vejo progressos na Estação Vila Formosa q foi a primeira a receber o tatuzão.

  2. Alguém consegue me explicar o motivo do Tatuzão não ser remontado no Complexo Rapadura e fazer o túnel em direção à Penha, e depois o mesmo tatuzão continuar a perfurar sentido Dutra? Há necessidade mesmo de comprar outro Tatuzão? Se da Linha 6 vão aproveitar para a Linha 16, por que na Linha 2 não podem aproveitar o mesmo maquinário? Parece jogo de carta marcada para o fornecedor do Tatuzão faturar mais e depois compartilhar os lucros com quem teve essa ideia de duas licitações.

    1. Pois é…

      Em vez de se preocuparem em levar o monotrilho da L15 até a Cidade Tiradentes (e também, do outro lado, p/a futura Estação S. Carlos, melhorando a sua integração com a rede, já que a L6 não vai demorar muito para chegar até este ponto), além de focar na L19 para Guarulhos, e deixar a L2 “descansar” na PENHA, preferem gastar rios de dinheiro (inclusive com a aquisição de uma NOVA tuneladora) com essa expansão absurda da L2 entre Penha e Dutra, cujos dados obtidos de TODOS os estudos de demanda apontam para NÃO fazê-la, e parar com a L2 na Penha, o que já cumpriria (e muito) o seu papel de ajudar a reequilibrar/distribuir as altas demandas provenientes da zona leste (via linhas 3 e 11; a L12 tem espaço para atender bem a sua demanda com um “simples” aumento de oferta; e a L13, nem precisa comentar).

    2. Não há nada definido na Linha 6.

      O custo de reformar uma tuneladora é o mesmo de uma nova. Assim, qual sentido usar uma tuneladora usada?

          1. Não é não, só o tempo de vir de navio kkkkkk você nem mora na Europa nem na China, então para com isso nem sabe o que é recondicionar, só sabe falar atoa.

          2. A roda de corte tem matérias de desgastes igual uma patrão ou trator de esteiras ate mesmo uma frezadora, sei que você conhece esses equipamentos já que trabalha em “recondicionadora” kkkkkk de tuneladoras kkkkkkkk

    3. Resposta simples, a estação Penha é muito grande e complexa, se for esperar a tuneladora chegar lá e ser desmontada atrasaria ainda mais pois a mesma teria que estar aberta, já o Complexo Rapadura não será estação só será coberta e pronto. Simples assim.

  3. Concordo como morador do local. Deveria a Tuneladora voltar ao Complexo Rapadura e seguir para a Penha, liberando para uso a Estação de Metrô Santa Isabel.

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