A Linha 17-Ouro tem se tornado uma vedete do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) após vários marcos serem atingidos em sequência.
O frenesi não é à toa: o ramal de monotrilho passou anos sendo criticado pela lentidão das obras e problemas com fornecedores.
A má gestão do projeto serviu para que críticos tentassem colar o problema ao modal e não às reais causas: empreiteiras e fabricantes que se aproveitaram da burocracia para tentar descolar algum dinheiro sem cumprir seus contratos.
Desde que grupos sérios assumiram os principais projetos, a Linha 17 caminha a passos largos para a conclusão da primeira fase, com 6,7 km de extensão e oito estações.
Mas além dos passeios futuristas do trem SkyRail pelas vias operacionais outros aspectos da obra continuam a ocorrer sem chamar tanto a atenção.
Um deles é finalização da concretagem das emendas das vigas-guia, que estão ocorrendo na região da Marginal Pinheiros.
Responsabilidade da construtora Agis, esse trabalho ocorreu nos últimos dias sobre as pistas da avenida e agora também foram realizados em vigas sobre a Linha 9-Esmeralda.
Há ainda uma emenda perto da estação Morumbi pendente e então teremos praticamente toda a extensão operacional unida.
De quebra, logo será concluída a implantação das passarelas de emergência enquanto o trabalho de instalação dos trilhos de energia prosseguem.
Com o trem realizando testes em breve por áreas energizadas, a Linha 17 deverá ficar mais perto da inauguração, esperada para o começo do ano que vem.
E outros contratos que também não andavam, como os de energia e dos trens, ganharam impulso também e tudo está indo num bom ritmo. Acredito realmente que inaugure ano que vem.