Último trem da série 8500 deixa a Linha 7-Rubi da CPTM

Composição vai reforçar a frota da Linha 11-Coral, que implanta o serviço expresso até Mogi das Cruzes
Série 8500 na estação Barra Funda
Série 8500 na estação Barra Funda

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM fez novas alterações em suas frotas. Na semana passada, o último trem da série 8500, fabricado pela CAF, deixou de operar na Linha 7-Rubi e foi transferido para a Linha 11-Coral.

O reforço vem em boa hora, em um momento em que a empresa testa o serviço direto entre Luz e Estudantes, como ocorreu neste final de semana entre 26 e 27 de janeiro de 2019. A operadora pretende levar o Expresso Leste até Estudantes em abril.

Os trens da série 8500 foram adquiridos em um lote de 65 unidades no ano de 2013. Fazem parte desta compra outras composições da série 9500 produzidas pela Hyundai Rotem.

Por falar nos trens da empresa sul-coreana, 23 das 30 unidades adquiridas atualmente estão à disposição da operação, e por enquanto rodam na Linha 7, que liga a Luz a Francisco Morato, além de sua extensão operacional até Jundiaí. Já as unidades da série 8500, das 35 unidades adquiridas, 34 estão “operacionais“. Todos eles operam no Expresso Leste e na extensão operacional até a cidade de Mogi das Cruzes.

Os comboios da Hyundai Rotem deveriam ter sido entregues a partir de julho de 2016, no entanto o primeiro trem chegou ao país somente em janeiro do mesmo ano, depois que a sul-coreana precisou mudar seus planos. A parceira nacional no consórcio, a IESA, teve que abandonar a negócio por conta de falência. A empresa era a responsável pela montagem dos trens no Brasil. Com isso, a Rotem decidiu construir sua própria fábrica na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo.

Total
0
Shares
Previous Post

Somague vence concorrência para construir estação Jardim Colonial

Next Post

Trem da Frota F da Linha 5 aparece com pintura da ViaMobilidade

Related Posts