A última composição modernizada do Metrô iniciou a operação comercial nesta quarta-feira (15) após oito anos da conclusão da sua reforma. A unidade L30, antiga composição da Frota D, passou a operar na Linha 1-Azul após processo de reparos realizados neste ano.
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O canal Trilhos Que Movem SP registrou o primeiro dia de operação da composição. O trem ficou encostado por vários anos enquanto era usado como estoque de peças, um processo conhecido como “canibalização”.
A composição possui alguns diferenciais. Os pegamãos, geralmente com as cores das linhas, são cinzas na unidade. os letreiros em LED que ficam na região central dos carros foram removidos, assim como os displays que indicam o número de porta – estes últimos substituídos por adesivos.
Apesar disso, o trem está praticamente novo. Neste primeiro momento, o trem irá passar a operar fora dos horários de pico e estará sujeito a ajustes, comuns para um trem que está em fase de comissionamento.
Equipes técnicas acompanharam a viagem de forma que fosse possível monitorar os parâmetros do trem, garantindo a estabilidade e segurança das viagens.
O processo de modernização das antigas composições do Metrô, compostas pelas Frota A, Frota C e Frota D, foi considerada uma alternativa mais barata de renovar o material rodante da companhia. As caixas de aço inox e os truques foram reaproveitados, sendo que os demais componentes e sistemas foram completamente modernizados.
Infelizmente esses trens já estão datados. Não há interligação dos vagões, o serviço de contato com o cliente é bem limitado e antiquado. Mas enquanto o serviço não for terceirizado não vai haver investimento em substituição!
E ainda teve pessoa que insistiu que essas composições reformadas seriam baixadas e substituídas pelos futuros 44 trens, mas né…
Oq aconteceu com a frota B?
A frota B em si nunca existiu, o que seriam os trens da frota B pelo que sei foram incorporados na encomenda da frota A, sendo assim o metrô pulou da A para C. Mas pessoas com mais conhecimento do assunto podem falar melhor
Os trens que serão baixados durante e após a chegada dos 44 novos trens serão os trens da Frota E, pois mesmo sendo fabricados entre 1998 e 1999, sendo esse último ano o da entrada em operação, já vieram com uma certa defasagem tecnológica e é só comparar com os Série 2000 da CPTM que são um pouco mais avançados do que os Frota E e são da mesma época. Acredito que o salto tecnológico das novas composições será bem maior, mas os modernizados ficarão por aí por um bom tempo!
o problema da frota E é que além de muito problemático, não tem ar condicionado.
Por isso que fez esse calor extremo kkkkkk
O L30 sendo liberado, já proclamou a república da manutenção kkkk
Sim, esses trens da frota E já chegaram defasados e deu mó problemão na época. A licitação foi irregular, reaproveitada para a frota G anos depois, que entrou como aditivo. A própria frota G acho que é a última e mais nova sem open gangway. Quanto a frota E, acho que será substituída por composições excedentes das frotas I e J, que operam na linha 2, quando forem substituídas pelos novos 44 trens que chegarem. Mesmo depois que chegarem, talvez a frota I continue reforçando a linha 2 por um bom tempo. Agora os frota J, que não tem nível de automatização driverless GOa4, certeza que vao tudo para a linha azul.
E o que aconteceu com a frota comprada para linha 2 verde depois da primeira expansão chegando até a estação vila prudente eu nunca mais o vi ? Vejo algumas dessas composições na linha 3 vermelha, os modernizados para a linha 1 que agora operam na linha 2
A grande maioria foi repassada há anos pra Linha 3 por causa do alto fluxo dela, junto da Frota H. Nisso trouxeram toda a Frota D e L pra Linha 1, e parte dos I e J pra Linha 2, depois em troca com toda a Frota E. Com a inauguração da Linha 5 na Klabin, os poucos que ainda restavam foram pra Linha 1.