Último trem novo da ViaMobilidade é entregue pela Alstom

Composição A36 da Série 8900 já está no Pátio Presidente Altino em Osasco, concluindo encomenda prevista no contrato de concessão
Trem A36, o último da encomenda da ViaMobilidade junto à Alstom
Trem A36, o último da encomenda da ViaMobilidade junto à Alstom (Diego Metroferroviário)

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu nesta quarta-feira, 27, a última composição da Série 8900.

A entrega dos 36 novos trens é o principal investimento realizado pela empresa. Os composições foram adquiridas da empresa francesa Alstom.

O trem A36 foi recepcionado no Pátio Presidente Altino. Após ser encarrilado a composição foi acoplada mecanicamente e segue para a montagem elétrica.

O processo de comissionamento, ou seja, dos testes, deverá ocorrer ao longo dos próximos meses.

Trem foi fabricado pela Alstom em Taubaté
Trem foi fabricado pela Alstom em Taubaté (Diego Metroferroviário)

Atraso

Apesar do compromisso de investimento ter sido concluído, o atraso na entrega dos trens é evidente.

Segundo o contrato de concessão, a ViaMobilidade deveria ter recebido todos os trens até dezembro de 2023. Isso representa um atraso de 11 meses, de acordo com o contrato de concessão.

Composição passará por comissionamento antes de prestar serviço
Composição passará por comissionamento antes de prestar serviço (Diego Metroferroviário)

A operação dos trens 36 deveria ocorrer até março de 2024, evidentemente, o prazo também descumprido.

Já a devolução dos trens para a CPTM deveria ter ocorrido até abril de 2024. Segundo apuração do site, o retorno dos trens cedidos deve ocorrer apenas no primeiro semestre de 2025 caso não ocorram imprevistos.

Trem pega fogo na estação Santo Amaro
Trem da Série 8900 foi avariado por incêndio na estação Santo Amaro em 24 de novembro (Reprodução)

Trens danificados

A concessionária tem pelo menos duas composições avariadas recentemente. Os trens A13 e A30 foram acometidos por um curto circuito. A falha gerou danos às composições que poderão passar por reformas junto à Alstom.

A promessa de conforto aventada no contrato ainda não se concretizou em sua plenitude. Ainda será necessário mais esforços para viabilizar condições melhores aos passageiros.

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2 comments
  1. Porque esses sites, blogs, etc nunca fazem uma matéria mostrando a segregação que a ViaMbilidade faz em relação a linha 8 diamante? estamos chegando no fim de outro ano, a encomenda dos 8900 terminaram, e agora fiou mais que provado que o investimento de trens era para apenas uma linha, a linha 9. Que vantagem os usuários da 8 tiveram com uma concessão que levou embora os série 8000 e a manutenção da CAF?? Até quando irão fingir que os trens ”são para as linhas 8 e 9”, sendo que eles não fazem parte de nem 20% da frota da 8??

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