A estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, passará a funcionar das 9h às 16 horas a partir da segunda-feira, 17 de janeiro. Trata-se da primeira ampliação da operação da nova parada do monotrilho, que abriu oficialmente no dia 29 de dezembro.
Desde então, a estação está funcionando das 10 às 15h diariamente, mas separada do carrossel do ramal. Para ir além de São Mateus, o passageiro precisa desembarcar do trem que faz o ‘bate-e-volta’ e então embarcar na composição que segue até Vila Prudente.
Essa situação deve persistir por boa parte do ano, mesmo que o sistema de controle de trens esteja funcionando plenamente. A razão é que não existe hoje como estabelecer uma operação ágil até Jardim Colonial por conta da falta de um aparelho de manobra de via.
Essa estrutura está sendo finalizada e deve ser entregue no segundo semestre, possibilitando que as viagens possam ocorrer por todo o percurso, sem necessidade de trocas de trens.
Apesar disso, o primeiro mês de operação assistida tem se mostrado bastante promissor. Segundo relatos, o único trem que faz o serviço circula a cada 10 minutos no trecho e no modo automático, ao contrário do que ocorre na extensão da Linha 9-Esmeralda até Mendes-Vila Natal, e nos dias seguintes à inauguração da estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela.
Caso a demanda cresça nos próximos meses, em tese o Metrô poderá utilizar um expediente para reforçar a oferta de viagens, a operação de dois trens do monotrilho, cada um em uma das vias disponíveis. Essa situação ocorreu no dia da inauguração por razões não esclarecidas.
Agora que as Linhas 4 – Amarela e 15 – Prata estão “prontas” em sua totalidade inicial projetada, seria interessante um artigo comparando as duas, afinal:
*São as duas linhas mais novas em operação do Metrô de São Paulo.
*Ambas tem 11 estações.
*Ambas são 100% automáticas e com trens de última geração.
*Uma utilizou método clássico de trem pesado & subterrâneo e a outra trem leve & elevado.
Um comparativo das propostas das linhas; seus custos de implementação e tempo de construção seria muito interessante.
Isso nao é verdade. Embora a linha 4 possa ser dada como completa (afinal a extensão para Taboao era um projeto a parte), a 15 ainda nao pode der considerada pronta pois desde o inicio o projeto era leva-la para cidade tiradentes, o que ainda nao está nem em construção.
Por isso eu coloquei aspas no prontas.
A Linha 15 só foi considerada prioritária anos atrás nessas 11 estações entre Prudente e Colonial, então o projeto inicial está entregue.
Nunca foi assim. O projeto da linha sempre foi Ipiranga X Cidade Tiradentes desde seu anuncio em 2008.