Um passeio detalhado pela nova Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda

Prevista para atender 50 mil passageiros por dia, nova estação foi construída pela CPTM e é operada pela ViaMobilidade. Obras complementares ainda estão em curso no local que segue em operação assistida
Acesso da Estação Varginha (Jean Carlos)
Acesso da Estação Varginha (Jean Carlos)

A Estação Varginha foi finalmente inaugurada em 27 de janeiro após uma década de espera. O terminal da Linha 9-Esmeralda, agora em operação assistida, deverá atender a população do extremo sul, carente de meios de transporte eficientes.

O site esteve na inauguração da estação e traz mais detalhes sobre as características da estação que foi construída pela CPTM e será operada pela ViaMobilidade.

Confira a seguir um passeio pelas principais características da nova estação da malha metroferroviária de São Paulo.

Plataformas

A Estação Varginha possui plataforma centralizada, ou seja, uma única área de embarque com duas vias. A largura permite a acomodação dos passageiros que poderão embarcar pelas duas plataformas no sentido Osasco.

A plataforma está dotada de elementos de acessibilidade como elevadores e dispositivos de segurança como hidrantes. O piso em granito confere maior aderência e facilita na limpeza do ambiente.

A estação possui um conjunto de elementos de deslocamento vertical como um elevador, e três conjuntos de escadas fixas e rolantes na área central e norte da estação.

Ainda na região de plataforma estão localizadas salas para depósito de materiais e algumas salas técnicas de acesso restrito.

Mezanino

O mezanino da estação é bastante amplo. Através dele o passageiro que passa a linha de bloqueios tem acesso direto às plataformas. Na ponta norte da estação estão localizadas áreas para exploração comercial, bem como sanitários masculino e feminino.

A área possui cobertura metálica no teto e nas laterais de forma a privilegiar a iluminação natural do ambiente. Rotas táteis permitem a localização facilitada para os passageiros com restrições aos principais pontos da estação.

Ao fundo do mezanino também é possível acessar o prédio técnico da estação dedicado apenas aos funcionários.

Também nesse piso se localiza a linha de bloqueios da estação composta por 13 unidades, sendo uma delas acessível. A SSO está disposta na lateral leste da estação enquanto a bilheteria está na porção oeste junto com validadores e máquinas de recarga.

Acessos

Atualmente a estação só possui um acesso construído do lado leste. O acesso oeste está em fase de implantação.

O acesso direciona os passageiros para a rua Nathalia Pereira da Silva que tem ligação com a avenida Paulo Guilguer Reimberg. A avenida ganhará um acesso próprio futuramente.

Como padrão, a entrada da estação é servida de escadas fixas e rampa de acessibilidade. Dentro do prédio, um conjunto de escadas fixas e rolantes permite o deslocamento dos passageiros para a região do mezanino, interligada ao prédio do acesso por meio de passarela metálica.

Geral

Em linhas gerais a estação é bastante ampla, mas é necessário pensar em soluções futuras visando uma integração eficiente com o futuro terminal de ônibus.

O terminal, que ainda está sendo construído, deverá ser o polo de concentração de demanda, por onde chegarão os passageiros da futura estação. Com isso é necessário que as estruturas de acesso possam ser melhor adaptadas.

Ao fundo da estação está sendo construído um estacionamento de trens com três vias e capacidade para colocar até seis trens e outros veículos. No futuro essa área poderá ser importante para estratégias operacionais.

Terminal Varginha em construção (Jean Carlos)
Terminal Varginha em construção (Jean Carlos)

Serviços complementares ainda precisarão ser finalizados durante a etapa de operação assistida, principalmente no que se refere ao sistema de sinalização que não está totalmente funcional. O período de testes deverá durar ao menos 90 dias, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.

Total
0
Shares
3 comments
  1. A estação ficou excelente. Aliás, todas as estações novas e reconstruídas pela CPTM são muito boas. Uma pena que as últimas gestões tenham abandonado essas modernizações tão necessárias para o sistema ferroviário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Escada do saguão Leste (Jean Carlos)

Estação Luz da CPTM ganha nova escada na plataforma central

Next Post
Trens da CPTM próximos à estação Tamanduateí (Jean Carlos)

Concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix tem consulta e audiências públicas anunciadas

Related Posts