O Governo do estado e prefeitura de São Paulo anunciaram que a partir desta sexta-feira, 9, o uso de máscara deixa de ser obrigatório nos trens da CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade e nos ônibus da SPTrans e EMTU. A adoção da proteção facial passa a ser opcional e segue sendo recomendado por especialistas.
“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, disse o comunicado conjunto de estado e município.
Com adoção da nova medida, o uso de máscara segue obrigatório apenas em ambientes hospitalares e laboratórios no estado de São Paulo.
As máscaras faciais eram obrigatórias no transporte público desde 4 de maio de 2020, semanas após o início da pandemia do coronavírus. Para isso, a prefeitura e o governo do estado publicaram decretos no dia 30 de abril daquele ano. Na época, o estado registrava 24 mil casos da doença, que iniciava um período de grande propagação.
Ao contrário de ônibus e trens, o transporte aéreo dispensou o uso de máscaras em aviões e aeroportos em 17 de agosto.
Vou continuar usando em ambientes fechados e com muita gente mesmo assim. Nunca mais peguei gripe desde 2019 e atribuo isso ao uso de máscara. Claro, quem quiser que não use mais, afinal a pandemia realmente está mais controlada graças às vacinas, mas prefiro seguir o que os orientais fazem, eles sabem o quanto máscara pode evitar doenças respiratórias.
Quero ver quando proibirem o uso geral de máscaras como era até antes da pandemia, aí quero ver se terá essa marra toda.
Nunca foi proibido usar máscara e nem teria motivo pra ser. O uso de máscara é uma atitude higiênica e não se usava antes por falta de costume, não por ser crime, rs.
Grande coisa, quase ninguem estava usando mesmo. Poucos respeitavam
Pois eu prefiro continuar usando pra evitar gripe, porque sempre tem gente tossindo ou espirrando melhor evitar de pegar de alguém.
Eu também.
Irei continuar usando, mesmo sendo opcional no transporte público e ambientes fechados.
Também, depois disso uma vez enfermo quando houve o surto de síndrome gripal no mês de dezembro e contraí por um descuido por ter solicitado a retirada da máscara no CFC.
Todo cuidado é recomendável.
Os orientais de um modo geral sempre usaram máscara, pois suas cidades são muito populosas e eles sabem muito bem que aquele monte de aglomeração com um monte de gente soltando perdigoto vai resultar em transmissão de doenças. As máscaras ajudam e muito a evitar um contágio ainda maior, pois a transmissão se dá pelas gotículas de saliva, sempre digo que é mais seguro você estar perto de alguém com máscara do que de alguém sem, pois as máscaras são barreiras mecânicas contra as gotículas das pessoas quando elas falam.
Tudo o que você falou é importante pra saúde, mas nada disso impede gripe ou covid, cuja contaminação se dá pelas vias aéreas. O “pano na boca”, como eu te disse, é barreira mecânica. Ou você tosse e espirra na cara das pessoas sem sequer colocar o braço na frente ou virar o rosto? Se faz isso, denota sua falta de educação e de respeito com o próximo.
E “picadinha no braço!, colega? Sabe quantas vidas as vacinas já salvaram? E não falo só da covid, sabe quantas doenças já diminuíram e muito o contágio por conta de vacinas, algumas sendo até erradicadas? Não, seu comentário só me fez comprovar que eu estou no caminho certo!
O site metrocptm é muito bom e está fazendo um ótimo trabalho, só é lamentável o site arrancar comentários divirgentes dos outros sendo que seu dono apóia e acredita na democracia.