O Metrô de São Paulo poderia ter amanhecido fechado nesta terça-feira, 13 de junho, mas metroviários decidiram aceitar a proposta da companhia em assembleia realizada nesta segunda-feira, 12.
A categoria está discutindo a campanha salarial de 2023 e as negociações com a companhia não avançaram como o Sindicato dos Metroviários pretendia. As linhas que setiam afetadas em caso de paralisação são a 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata – as demais são operadas pela iniciativa privada.
O pleito dos funcionários vai do dissídio a itens como “vale peru”, reajuste do vale-alimentação e vale-refeição baseado na inflação dos últimos anos, repasse de recursos financeiros para o plano de saúde do Metrus, manutenção dos funcionários envolvidos na colisão de dois trens da Linha 15-Prata em março e readmissão de outros que foram dispensados em 2020.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A reinvidicação mais abordada, no entanto, é a volta dos concursos públicos. O sindicato diz que faltam ao menos 2.600 funcionários na empresa, segundo dados do portal da transparência. Destes, 1.200 seriam funcionários das estações, segurança e operação dos trens.
Mudança de foco no Metrô
Expandir o quadro de funcionários do Metrô, entretanto, vai na direção oposta aos planos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que reconheceu que sua gestão deve conceder as linhas do Metrô e da CPTM para a iniciativa privada.
Em entrevista na semana passada, Tarcísio afirmou que o Metrô deve ter seu perfil de atuação modificado para ser focado na gestão de empreendimentos e projetos.
Ele disse ainda que os funcionários que não serão aproveitados nesse novo formato deverão ser “reaproveitados”, mas sem explicar como.
Lembrando que só tem greve se o metrô for estatal 😉
Limpeza interna e externa, cumprimento de intervalos, cuidado com as vias e com o material rodante, só tem também se a empresa for estatal. 😉
kkkkkkkkkkkk
Coitado, vive no mundo de Nárnia 😂
Vê a mer…. que deu a privatização da TELESP sistema TELEBRÁS !! E da Eletropaulo; da Comgás; do Banespa… PRIVATIZAR SÓ DA PROBLEMAS !! NÃO AS PRIVATIZAÇÕES DA CPTM; DA SABESP E DO METRÔ !! VAI PIORAR TUDO !! E a “tendência mundial são as reestatizações !! Na Inglaterra; na França e na Alemanha houveram as reestatizações !! e na China, tudo são estatais e é a economia que mais cresce no mundo !!
Se é pra a melhoria de um patrimônio do povo de SP (Metrô), não tem como não ser a favor
Mano, os caras ja ganham 12 mil.
Façam mais greves por favor, continuem assim!
Não sou acionista de empresa e nem herdeiro delas, vou ficar do lado de privatização pra que? Eu quero mais é que o governo valorize o funcionário mesmo! Que Deus nos livre das futuras ”ViaMobilidades” da vida…
Mais um dia de caos em SP, e o trabalhador que precisa se locomover é quem paga o pato. Que triste
E cadê o governador nessas horas?? Pq ele não esta fazendo alguma coisa pra impedir a greve, e melhorar o serviço, como contratar novos funcionários, ou deixar fazerem greve com a catraca livre???
quando os onibus param por greve, a turma do “privatiza que melhora” não aparece.
Greve política, não tem nada de reinvindicação. Só politicagem dos partidos de esquerda que prejudicam os que precisam do transporte para trabalhar.
Enquanto os partido de direita, não fazem NADA pra melhorar o transporte e impedir as greves
Mas é claro !! Os partidos da direita tem ” esquema” com as montadoras automobilísticas e os bancos privados !!
Greve de novo! Sindicatos boicotando o governo e o povo paga o pato! Tem que privatizar urgente
nao tem saida- privatizacao e a saida- gera empregos na qtde certa, reinveste o lucro, melhoria gradual
qq coisa diferente disso é falacia !!!!