Vala que receberá o tatuzão na estação Penha da Linha 2 terá concretagem nesta sexta

Consórcio responsável pela obra fará mais uma etapa de concretagem da laje de fundo da estação que é parte da expanão do ramal
A vala de fundo da estação Penha parcialmente concretada (iTechdrones)

O consórcio CRASA-Ghella-Consbem fará mais uma concretagem da laje de fundo da futura estação Penha, da Linha 2-Verde. O trabalho está marcado para começar às 22h desta sexta-feira (2).

A laje já está parcialmente concretada e servirá para receber o tatuzão que escavará os túneis da extensão de 8,4 km do ramal. Depois disso, servirá de base para a construção das plataformas da estação e das vias férreas.

“Para esta etapa da concretagem, planejada a partir de um estudo que avaliou como limitar a temperatura no interior da massa de concreto permitindo evitar a formação de trincas e fissuras, o que garante melhores resultados e otimiza o tempo de serviço, serão lançados 1.650m³ de concreto produzidos por três centrais fornecedoras”, explicou o Metrô em nota.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“O insumo para a concretagem será transportado por 54 caminhões betoneiras e duas bombas com lanças de distribuição de 58m e 42m, farão o lançamento do concreto. Cada uma destas bombas tem capacidade de lançar até 90m³/h. Quando concluída, a laje de fundo da futura estação Penha terá consumido 18.000m³ de concreto”, completou.

A estação Penha está sendo construída numa vala a 25 metros da superfície. Ela terá um papel importante ao ligar a Linha 2-Verde às linhas 3-Vermelha e 11-Coral. A expectativa é que a partir de 2026 ela possa aliviar os dois ramais que apresentam um forte movimento pendular.

A previsão da companhia é que a concretagem seja concluída às 14h do sábado, dia 3.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Enqto isso a retirada de terra da vala do complexo Rapadura, caminha lentamente. cheguei a ver 1 único caminhão sendo usado para transportar a terra retirada, dando a impressão de que estão segurando o andamento da principal obra que receberá 1o o tatuzão para montagem.

  2. A obra de extensão da Linha 2 – Verde é a prova de quando empresas sérias querem, fazem a obra sem causar muitos problemas. Estão avançando rapidamente. Seria ótimo que o Metrô continuasse construindo suas próprias linhas e que outras empresas possam tocar outras. Quanto mais gente tocando mais linhas, melhor.

  3. esse tatuzão da linha 2 começara furando em qual sentido? da Penha pra vila prudente ou da vila prudente subindo pra penha? não encontrei em nenhum lugar esta informação.

    1. Nem um nem outro. Ele será montado no Complexo Rapadura próximo a estação Vila Formosa, perfurando em direção a Vila Prudente, depois desmontado e remontado em Penha, perfurando de volta ao Rapadura.

Comments are closed.

Previous Post

Linha 15-Prata terá circulação interrompida parcialmente neste sábado e domingo

Next Post
Expresso Aeroporto fará paradas na estação Brás (Jean Carlos)

Linha 11 e Expresso Aeroporto irão operar até a estação Brás neste domingo (04)

Related Posts