Veja a “rampa” por onde o monotrilho da Linha 17-Ouro circulará

Pátio Água Espraiada terá inédito esquema de dois andares, com trens circulando no nível do solo e e em via elevada
O pátio Água Espraiada em julho de 2024
O pátio Água Espraiada em julho de 2024 (iTechdrones)

O Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro, é há anos uma paisagem estranha na Zona Sul de São Paulo. Construído sobre um piscinão, o enorme complexo de vigas e colunas ainda é um mistério já que nunca houve algo do tipo no Brasil.

E o motivo é bastante curioso: trata-se de uma estrutura de manutenção com dois andares. Sim, os trens de monotrilho terão de descer e subir uma rampa de vigas-guia para acessar os dois pisos.

É justamente essa estrutura que está sendo construída pela Agis, responsável pelas obras civis complementares do ramal do Metrô de São Paulo.

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A viga-trilho "rampa" que levará os trens de monotrilho de um andar para outro
A viga-trilho “rampa” que levará os trens de monotrilho de um andar para outro

Imagens recentes gravadas pelo canal iTechdrones mostram parte das vigas-trilho já concluídas enquanto ferragens preparam outros trechos. A construtora também começou a montar uma estrutura metálica de sustentação para as próximas vigas.

A ideia é que os trens BYD SkyRail acessem o pátio após a estação Washington Luis e saiam da via operacional por um aparelho de mudança de via.

Piso térreo já tem várias vigas guia e vigas de mudança de via instaladas
Piso térreo já tem várias vigas guia e vigas de mudança de via instaladas (iTechdrones)

Para chegar ao Bloco A, a grande estrutura coberta onde são feitas as manutenções mais complexas, o monotrilho precisará manobrar para acessar a via em rampa no sentido leste.

Depois de descer ao piso térreo, o trem poderá então se deslocar no sentido contrário até a área de manutenção, pelo que as imagens indicam.

Ponte-rolante

O pátio está prestes a receber o primeiro trem da Frota N, que chegou da China no final de junho. A composição N01 está em processo de liberação alfandegária em Santos e deve ser trazida por caminhões nos próximos dias.

O prédio técnico e ao fundo (esquerda) a ponte-rolante do Bloco A
O prédio técnico e ao fundo (esquerda) a ponte-rolante do Bloco A

Embora o complexo de manutenção ainda esteja incompleto, o trem SkyRail deverá ser acomodado no Bloco A, onde há inclusive uma ponte rolante já instalada.

Será preciso, no entanto, concluir vários serviços antes que a unidade possa iniciar os primeiros testes ainda dentro do pátio.

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  1. Existe algum render desse pátio pronto? Sempre tive curiosidade de saber como vai ficar, mas nunca achei.

    1. tbm tenho essa curiosidade, não tem nenhuma plantão ou simulação mostrando como vai ficar, acho q nem eles sabem kkk

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