Em diversas ocasiões, o governador Tarcísio de Freitas mencionou futuras expansões da Linha 6-Laranja. A atual gestão autorizou estudos para novas estações ao norte e ao sul além das 15 em construção.
Segundo o governo, a extensão para o trecho norte deverá contar com duas novas estações: Morro Grande e Velha Campinas. O site obteve novas informações relativas às áreas de influência dos novos empreendimentos.
A área de influência é um perímetro que delimita a zona de impacto direto das estações e linhas de metrô. Curiosamente, os dados públicos de área de influência constavam das extensões em estudo.
Vale dizer que o estudo do perímetro não é um documento oficial do governo do estado, portanto, não significa que essas diretrizes serão usadas nos projetos da extensão.
A primeira estação após Brasilândia deverá ser a Estação Morro Grande. Ela poderá se localizar em uma região mais próxima do pátio de mesmo nome onde estará localizada a oficina de manutenção de trens e futuro CCO.
De acordo com os dados levantados pelo site, a estação deverá se localizar a cerca de 1,1 km da Estação Brasilândia.
A segunda parada do trecho norte é a Estação Velha Campinas que deverá se localizar nas proximidades da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que fazia parte da antiga Estrada Velha de Campinas.
Ela se ficaria a aproximadamente 1,5 km da Estação Morro Grande e a 2,8 Km da Estação Brasilândia.
“Estação fantasma”
No material analisado pelo site é também possível observar a presença de uma estrutura intermediária entre a Estação Morro Grande e a Estação Velha Campinas. A área de influência é semelhante ao de uma estação (em formato retangular).
Segundo as projeções, esta possível estação estaria localizada na região do CEU Jardim Paulistano, em uma área que também é densamente povoada. Esta área está localizada a 850 metros da estação Morro Grande e a 1,95 km da estação Brasilândia.
Apesar de ficar a uma distância coerente com uma linha de metrô, o local não é citado pelo governo.
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Futuras estações
Projeções mais antigas previam que a Linha 6-Laranja pudesse ser integrada com a Linha 7-Rubi em Vila Clarice antes de atingir a estação Bandeirantes.
Esta integração estratégica poderia aliviar a carga de passageiros, permitindo uma alternativa de transporte para os moradores da região norte da metrópole. Por enquanto este trecho não está sendo cogitado para estudos.
Espero que consigam viabilizar essa extensão imediatamente após a conclusão das obras atuais.
É isso aí. Ficamos aqui torcida.
Exato, já utilizaria os tatuzoes já montados para continuar escavando.
Na vdd não pq o tatuzão escavará somente até Brasilândia, ele terá q ser desmontado e montado novamente talvez no fim dessa extensão, seguindo sentido São Joaquim
Jean poderia me dizer aonde achar esses dados, quero dar uma olhada melhor nele, se for possível seria uma ótima ajuda
Talvez planejam puxar até a Estação Vila Clarisse onde haverá integração com a Linha 7 Rubi da qual a nova concessionária a Comporte terá que construir uma nova estação pensando nessa integração.
Deveriam pensar em expandir a Linha 6 em direção ao leste ao invés de fazer Linha 16. Isto economizaria tempo e dinheiro, pois o pátio dos trens já está sendo feito. Para mim parece que um dos motivos para fazer deste jeito é para ter mais uma linha para ser concedida.
Já foi dito várias vezes, uma extensão a leste precisaria de um segundo pátio…
Isso não economizaria nem tempo e nem dinheiro.
O tempo (e o dinheiro) para se tirar do papel ou uma extensão a leste da L6 ou uma nova L16 na zona leste é basicamente o mesmo.
Porém, levar a L6 para a zona leste poderia sobrecarregar as conexões desta linha com as outras, sobretudo, em São Joaquim (L1) e em Higienópolis-Mackenzie (L4).
Ou seja, em resumo, é melhor deixar a L6 ser expandida (a leste) no máximo só até a Estação São Carlos mesmo.