Como previsto, o Metrô de São Paulo e a empresa Agis deram início à montagem da passarela de dois andares da estação Campo Belo, da Linha 17-Ouro.
Os trabalhos começaram já durante a noite da sexta-feira, 27, e prosseguiram pelo final de semana, sempre durante o final da noite e a madrugada seguinte.
Imagens compartilhadas pela companhia mostram a instalação da base do piso de ambos os andares, sendo o inferior para acesso da rua e o superior, que servirá para a transferência com a Linha 5-Lilás.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Somente a parte inferior da passarela pesa 70 toneladas e foi içada por um guindaste de 450 toneladas. Tanto o corpo principal da estação como o acesso no sentido Marginal da Avenida Roberto Marinho foram preparados para a conexão com a estrutura.
Além das duas bases, os funcionários da Agis também começaram a instalação das estruturas externas que darão um formato ovalado para a passsarela.
As peças da estrutura estão sendo pré-montadas no Pátio Água Espraiada e transportadas por caminhões até o local.
Nesta semana estão sendo instalados os módulos intermediários e superiores e a previsão de conclusão da montagem é o dia 22 de outubro, segundo o Metrô.
A Linha 17-Ouro deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2026.
É bom ver que, baseado no tamanho das duas estações Campo Belo(Linha 5 e Linha 17), é impossível ter uma terceira linha no local.
Basta ver que Vila Prudente já não consegue aguentar o tamanho da demanda e as áreas lá já eram bem maiores, antes mesmo da expansão.
Não que alguém ainda fale da Linha 19 – Celeste descer até a Roberto Marinho, é bem mais sensato ela ir pro Itaim Bibi.
Interessante