Veja como é o novo trajeto da Linha 16-Violeta

Traçado passou a atender áreas mais ao sul da capital e vários parques públicos como o Ibirapuera e da Independência
Novo trajeto da Linha 16-Violeta, proposta pela Acciona
Novo trajeto da Linha 16-Violeta, proposta pela Acciona

O governo do estado divulgou o novo mapa de estações da Linha 16-Violeta, seguindo a sugestão da construtora Acciona, que na semana passada protocolou uma Manifestação de Interesse Público (MIP) pelo projeto.

Como este site mostrou em primeira mão, o ramal do Metrô sugerido pela empresa que é responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, é diferente do proposto anteriormente.

Em vez seguir por um caminho próximo à extensão da Linha 6 até a Mooca e ter uma conexão na estação Paraíso, a Acciona propôs um trajeto mais ao sul, cruzando com as linhas 2-Verde e 1-Azul em Ana Rosa.

Novo trajeto da Linha 16-Violeta, proposta pela Acciona
Novo trajeto da Linha 16-Violeta, proposta pela Acciona: curva ao sul para afastá-la da Linha 6

De lá a Linha 16 seguiria até perto do Instituto Dante Pazzanese e faria uma curva à direita até a estação Parque do Ibirapuera, nas proximidades do ginásio de mesmo nome.

Após isso o ramal retomaria o percurso pelo eixo que coincide com a Rua Oscar Freire até terminar na interligação com a Linha 4-Amarela.

O traçado da Linha 16 até Cidade Tiradentes (CMSP)
O traçado da Linha 16 até Cidade Tiradentes (CMSP)

A sugestão de traçado feita pela Acciona também afasta a Linha 16 da Linha 6 após a estação São Carlos/Parque da Mooca, onde ambas se encontrarão. Dali o ramal Violeta faz um curva no sentido sul até a estação Parque da Independência, que ficará próximo ao monumento do 7 de Setembro. A linha segue no sentido leste até a estação Basílio da Gama, passa pela estação Parque Aclimação, localizada ao sul do equipamento público e então encontra com a estação Ana Rosa.

Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), será feito a análise “dos estudos preliminares apresentados pela empresa espanhola Acciona e, até o fim deste ano, será aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), no qual outras empresas poderão manifestar interesse em executar a obra. A proposta apresentada pela empresa prevê a utilização dos tatuzões que atualmente operam na escavação da Linha 6-Laranja, entre as estações Brasilândia e São Joaquim.”

A proposta da Acciona prevê uma linha com 16 km e 16 estações, ou seja, metade do previsto pelo Metrô. A empresa espanhola considera a primeira fase mais atrativa, com tempo de viagem de 30 minutos e demanda para 550 mil passageiros por dia.

A segunda fase, até Cidade Tiradente com mais 11 estações, seria um investimento contingente na concessão, de acordo com ela. Vale dizer que todos esses aspectos são apenas sugestões ao governo, incluindo o uso dos dois tatuzões que hoje operam na construção dos túneis da Linha 6.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona
Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

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  1. Hoje nasce um projeto que vai atropelar a prioridade da linha Rosa e Celeste

    O traçado é interessante, está nítido que se tudo der certo e a Acciona assumir a linha 16 haverá um enlace entre essa e a linha 6 pelo posicionamento das duas linhas e então possibilitará o compartilhamento de material rodante + sistemas, o que deve baratear e reduzir alguns custos, além do compartilhamento do pátio do Morro Grande e do futuro pátio Henry Ford. Se o governo dar sinal verde podemos ver a estação São Carlos sendo planejada para um integração perfeita entre as duas, a nível Chácara Klabin/Ana Rosa/Sé e futuramente Anália Franco. De quebra a Acciona poderia levar a concessão da Linha 10 num pacote 10 + 16 rsrs, seria o sistema perfeito e ideal pra essa região.

    Muitos estão preocupados com a extensão até Cidade Tiradentes, mas ao meu ver é importantíssimo pontuar que a linha 16 deve estar muito bem interligada antes de chegar até lá, visto que uma inauguração seca de São Carlos até C.T colapsaria de vez a linha Verde em Anália Franco, essa que mesmo com uma estação projetada pra interligação entre as duas linhas e de terminal de loops devido as três vias, não vai aguentar a demanda por conta do trem já vir carregado nos dois sentidos. Cabe a concessionária ter o bom senso de ao menos incluir a primeira fase até Jardim Brasília pra suprir a demanda que existe.

    Não consigo entender a linha 16 como uma linha fatiada nas duas alternativas (Oscar Freire – Anália Franco | São Carlos – Cd. Tiradentes), ambas são terríveis e a segunda alternativa é a pior por não trabalhar nem um pouco para a fluidez da rede metroferroviária de SP, mas ao mesmo tempo, fica difícil fazer uma linha completa numa tacada só.

  2. “UTILIZAÇÃO DOS TATUZÕES QUE HOJE ESTÃO CONSTRUINDO A LINHA LARANJA” ou seja, adeus Super Tatuzão com 4 vias e 2 andares.

    Poderia ser a primeira linha de operação 24 horas do Metrô com esse super Tatuzão. Uma derrota, na minha opinião.

    1. Se a operação 24 horas fosse tão boa assim, não existiriam apenas 7 metrôs no mundo inteiro operando assim (e todos nos EUA).

      1. Poucas regiões metropolitanas no mundo são tão grandes quanto a Grande São Paulo. Se tem um lugar que 24 horas pode dar certo, é aqui.

    2. Não poderia, o TBM4 só seria utilizado pra viabilizar estacionamentos durante as vias e escavação mais rápida do corpo das estações de forma automatizada pelo tbm, n tem como notar metrô pra operar 24h sem manutenção, fora q a demanda da madrugada é irrelevante pra justificar a abertura do sistema

      1. O motivo para não ter Metrô 24H é só ter duas vias, que precisam de manutenção diária. Com quatro vias, nada impede a operação 24H, já que dará pra fazer consertos durante o dia também.

  3. Olhando esse mapa dá pra perceber que seria excelente extender a Linha 5 – Lilás após Ipiranga até Tatuapé, passando pela estação Álvaro Ramos.

    Apenas 4 ou 5 estações a mais, deixando a Linha Lilás com 26 ou 27 paradas ao todo.

    1. Discordo da sua opinião. A linha 5 já tera um movimento bidirecional quando atingir Ipiranga. Na minha opinião, deveria ser feito um “revival” do HMD. A linha amarela sair de Luz, passar pelo Pari, Belenzinho, cruzar por Tatuapé e terminar em Oratório seguindo pelo eixo da Salim Farah Maluf. Desafogaria várias linhas e contornaria o centro expandido, conectando várias áreas carentes de transporte sobre trilhos.

      1. Não sei o que é HMD. E a Linha 4 tem que ir pra Zona Norte, não dar uma voltinha.

        Vão ter vários bairros sem trilhos no futuro entre a Linha 1 e 19 na Zona Norte, então se é pra expandir a Linha Amarela, é para lá.

        1. A L4 já dá uma volta e termina apontada pro nordeste, HMD foi a empresa q projetou o primeiro sistema de metrô de sp, q serviu de base pra todas as linhas em funcionamento hj, n acho q faça sentido reviver esse projeto e levar a L4 pro sul, interligando ela em silva teles na L19 é suficiente

        2. HMD foi o primeiro projeto de metrô feito pra SP e é a base de diversos projetos até o dia de hoje. Uma nova linha pra zona norte teria que ser do zero, de preferência seguindo o córrego do Mandaqui em elevado, por fim passando por Barra Funda ou a futura Bom Retiro pra chegar na linha verde em Clínicas.

    2. Eu estenderia a L5 para cruzar com a 16 e 6 pelo menos. Não tenho idéia se seria viável, mas cortaria um belo caminho pro pessoal da ZL chegar na zona sul

      1. Não existe necessidade das linhas 5 e 6 se encontrarem se ambas terminarem na Linha 10.

        Agora se elas duas avançarem após São Carlos e Ipiranga, dá pra conversar.

  4. O transporte público coletivo, direito social e dever do estado, é serviço público de caráter essencial, indispensável ao desenvolvimento socioeconômico de toda a população e ao atendimento das necessidades de deslocamento das pessoas no território.

  5. Para esses caras só é atrativo colocar metrô no centro da cidade, por isso essa linha deveria começar da Cidade Tiradentes para o centro, enquanto os governantes abaixarem a cabeça para essas empresas os extremos da cidade continuará sem metrô

  6. Eu acho que isso é bem óbvio que a Acciona está propondo só para a L16 não ficar muito próxima a L6, no final das contas o governo vai unificar esses dois traçados e apresentar ao mercado. Isso também é uma questão de estratégia para a Acciona, numa possível execução do projeto original da L16, se a LinhaUni tiver perda de demanda, esse projeto justificaria um pedido de reequilíbrio econômico.

    1. Se houver a possibilidade do trajeto São Carlos – Cidade Tiradentes voltar pra Linha 6 – Laranja, então a Linha Violeta poderia começar em São Carlos, mas seguir bem adiante de Oscar Freire no sentido Zona Oeste.

      Uma opção seria ir até Cidade Universitária, depois atravessar o rio Pinheiros em direção a Osasco passando por bairros como Rio Pequeno e Vila Yara.

      A outra seria ir em direção a Imperatriz Leopoldina e depois subir para a Rodovia Anhanguera, passando por Remédios e Vila Jaguara.

  7. pelo jeito vai ficar como sempre prometem que o metrô vai chegar em cidade Tiradentes e depois muda o projeto e a população da cidade Tiradentes que tem que passar horas dentro do transporte público fica a ver navios por isso só acredito quando a construção começar daqui cidade Tiradentes pro centro

  8. “Entendo” que num primeiro momento a chegada até Cidade Tiradentes não esteja sendo cogitada pela Acciona, mas a Linha 16 deveria chegar até a futura estação Teodoro Sampaio, num trajeto de cerca de 1km e promovendo integração com as linhas 20 – Rosa e 22 – Marrom.

    1. Por anos a Linha 20 – Rosa ia terminar na Lapa, mesmo Santa Marina estando ali perto com a 6 – Laranja.

      Até que um dia finalmente perceberam e expandiram até lá, então Teodoro Sampaio virá para a Linha Violeta também.

      Agora é preciso expandir a Linha 22 – Marrom após Sumaré.

      Uma pequena curva para o Leste e a Linha Marrom pode ir até PUC – Cardoso ou Pacaembu e dali (de qualquer uma das duas) ir até Marechal Deodoro e Bom Retiro.

  9. Chamar uma estação no ginásio do Ibirapuera de parque Ibirapuera é mto sem noção, esse traçado é pior doq esperava, esperava uma estação Ibirapuera do lado do obelisco e no final levaram ela pro meio do nada, uma estação de demanda somente pra eventos no ginásio

  10. Espero que dê certo essa proposta, aproveito e deixo minha sugestão de extensão para o extremo leste, acho que no primeiro momento seria interessante levar o ramal até o Parque do Carmo passando pelo Shopping Aricanduva tendo em vista que a linha passará por 2 parques (Ibirapuera e Aclimação) a inclusão de uma estação final no parque do Carmo poderíamos chamara a linha 16 como a linha dos parques públicos.

  11. Essa região leste da Linha 16 até Cidade Tiradentes passando por Rio das Pedras, Renata, etc é uma região carente de transporte ferroviário, tenho parentes lá e é sempre um caos, a população acaba tendo que pegar um ônibus demorado até conseguir alcancar a Linha 2, 3 ou 15. Essa parte da Linha 16 deveria ser prioritária e não parar na Abel Ferreira, porque esse trecho desafogaria muito essas outras 3 linhas, além de facilitar e muito a vida de uma população que chegaria muito mais rápido nos seus deslocamentos do que atualmente.

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