Veja como está o avanço das obras nas estações Capuava e Prefeito Saladino

Reforma das paradas da Linha 10 faz parte de pacote de R$ 30 milhões
Obras na estação Prefeito Saladino (Jean Carlos)

Atualmente quatro estações na Linha 10-Turquesa estão passando por reformas estruturais que vão garantir melhorias em termos de acessibilidade e conforto. O site realizou na última quinta-feira (11) uma visita nas estações para conferir de perto o andamento das obras.

Estação Capuava

A estação Capuava se localiza no município de Mauá e foi uma das primeiras estações a serem interditadas para as obras de revitalização. Estivemos na reabertura da estação e retornamos para verificar o avanço nas obras.

Já é possível observar nas plataformas que a instalação elétrica no sistema de iluminação está praticamente concluída. A cobertura metálica agora abrange a totalidade das duas plataformas.

Abaixo da plataforma foram instalados tubos metálicos, possivelmente onde deverão ser acondicionados cabos de energia e dados. Na região das plataformas ainda havia muitos tapumes.

O principal foco está sendo a construção dos novos sanitários acessíveis, a estrutura para o acondicionamento do elevador e a melhoria na passarela que permite a transposição entre as plataformas, algo que atualmente não é possível de ser realizado.

Por enquanto não há sinal ou vestígio de comunicação visual além das placas informativas sobre obras.

Estação Prefeito Saladino

As obras na estação seguem de forma bastante ativa. O foco dos trabalhos está na requalificação da plataforma sentido Rio Grande da Serra que precisou ser interditada para a realização dos serviços.

Dentre os pontos de destaque está o alteamento das plataformas, que agora estão no mesmo nível dos trens, aprimorando a acessibilidade e a segurança aos passageiros.

Serviços de instalação elétrica e pintura também estão ocorrendo na plataforma sentido Rio Grande da Serra. Na plataforma sentido Jundiaí, já finalizada, os passageiros contam com uma cobertura metálica completa, sistema de iluminação e CFTV.

Também estão sendo construídos novos sanitários acessíveis na estação. A comunicação visual, apesar de ainda estar na estação, permanece bastante defasada em termos de padronização.

Concretão

Um dos pontos que podem causar certa frustração nos passageiros é o fato das plataformas das estações não terem sido contempladas com os pisos de granito que proporcionam, além de melhor estética, segurança, uma vez que são antiderrapantes.

Quem passar pelas estações vai se deparar com um piso de concreto bastante simples que, apesar de funcional, mostra que as estações não foram tratadas de forma igual. No caso da estação Prefeito Saladino o piso tátil foi instalado sem a implantação dos pisos de granito.

Plataformas sem piso na estação Prefeito Saladino (Jean Carlos)

A única estação da linha que está recebendo os pisos é São Caetano. O maior porte e a maior quantidade de passageiros faz com que o investimento seja priorizado nesta parada, algo que também deveria ser realizado nas demais estações tendo em vista que elas, independente de seu tamanho, devem apresentar o mesmo nível de conforto e qualidade.

O contrato das obras foi assinado com o Consórcio Lopes Kalil-Leman que é formado pelas empresas Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda., e a Lemam Construções e Comércio S.A. O valor do projeto é de R$ 30,7 milhões e sua duração total de 32 meses, sendo que 20 meses são relativos às obras e 12 à operação assistida.

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4 comments
  1. Como sempre,a cptm faz essa reformas meia-boca ,faça mil favor ,pelo amor de Deus ,é melhor nem fazer.

    Devia entregar essas linhas pra CMSP, pelo menos dariam um jeito nessas estruturas precárias,esse teto aii não cobre nem metade da plataforma, o quê adianta??? Passageiro vai continuar se molhando até entrar no trem.

    Cptm fala tanto em conforto, mas cade esse tal conforto???

  2. CAPUAVA faz parte se SANTO ANDRÉ e não de MAUÁ… fica na divisa, mas ainda é SANTO ANDRÉ. Tirando isso e os transtornos causados a nós usuários, as reformas são mais do que necessárias. É mínimo que a CPTM pode fazer por milhões de usuários que dependem dos trens.

  3. Uma droga… Época de eleição para presidente e governador, fazem serviço meia boca, deveria deixar como, estava, dinheiro nosso jogado novamente do lixo. Deveria ter modernizado igual do Tamanduateí

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