Veja como estão as obras da estação Água Branca, da Linha 6, próxima a receber o “tatuzão”

Estação terá uma importante função de distribuição de passageiros com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, operadas pela CPTM e ViaMobilidade
Poço principal da estação Água Branca e o túnel (parte superior) por onde o tatuzão chegará (iTechdrones)

A chegada do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, à estação Santa Marina no dia 2 de novembro surpreendeu pelo “sprint” final de escavação da imensa máquina com mais de 100 metros de comprimento. Após o acidente com a tubulação de esgoto em fevereiro, a expectativa era que a tuneladora levasse tempo para ganhar ritmo, mas a Acciona acelerar o avanço entre o final de setembro e o começo de novembro.

Agora o TBM (Tunnel Bore Machine, a denominação em inglês para máquina de escavação de túneis) está sendo arrastado para a próximo posição de emboque, ou seja o reinício da abertura dos túneis. O equipamento ainda passará por uma manutenção rotineira antes de ser reativado.

Sua próxima parada será o VSE Sara de Souza, distante cerca de 320 metros do ponto de partida em Santa Marina. O futuro poço de ventilação e saída, no entanto, tem dimensões bem modestas, o que sugere que o intervalo de escavação será pequeno. De lá, o tatuzão percorrerá aproximadamente 380 metros até a estação Água Branca.

Poço auxiliar que receberá o mezanino e fará a ligação com as linhas 7 e 8 (iTechdrones)

Vídeo desta semana do canal iTechdrones mostra os dois poços com bom ritmo de trabalho. O poço mais profundo receberá as plataformas da estação por isso a Acciona está escavando túneis para elas e também para preparar a laje de fundo para a chegada da tuneladora. O outro poço, mais raso, servirá de mezanino para a ligação entre a Linha 6 e as linhas 7-Rubi e 8-Diamante. Ou seja, será o primeiro local de baldeação possível para os usuários que virão da região da Brasilândia e Freguesia do Ó.

Mas quanto tempo o Tatuzão Sul levará para chegar a sua estação no seu caminho? Tudo vai depender de quanto tempo ele ainda pode precisar antes de ser novamente acionado e se a Acciona conseguirá atingir a meta de avanço diário de 12 metros. Numa hipótese que o TBM volte a escavar em 1º de dezembro, por exemplo, a chegada ao VSE Sara de Souza pode ocorrer na virada do ano. Voltando a escavar neste mês e o equipamento atingiria Água Branca por volta de feveiro ou começo de março.

A Tuneladora Sul na estação Santa Marina: ritmo de escavação aumentou (Reprodução)

Na primeira perna escavada, entre o VSE Tietê e o SE Aquinos, o tatuzão levou 44 dias e percorreu cerca de 250 metros, ou 5,7 m de avanço diário em média. Já entre o poço Aquinos e Santa Marina, uma distância de cerca de 470 metros, foram 63 dias, ou média diária de 7,5 metros – os dados aqui são estimados já que a Acciona não tornou pública as distâncias entre os vários canteiros.

Há pela frente do tatuzão aproximadamente 8,5 km para serem percorridos, o que possivelmente demandará cerca de dois anos para ser escavado, num cálculo bastante grosseiro. A meta da Acciona é abrir a Linha 6-Laranja em outubro de 2025, ou seja, o trabalho da tuneladora deve acabar entre o final de 2024 e o início de 2025. A não ser que tenhamos uma surpresa positiva e a empresa espanhola consiga manter uma velocidade de escavação maior do que os 12 metros diários pretendidos. Ela já conseguiu isso no Metrô de Quito.

 

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  1. Boa tarde, AS ESTAÇÕES NO BRASIL NAO PRECISA * PARECER UM SHOPPING * FAÇAM COMO EM.OUTROS PAÍSES, SO UM ACESSO E PRONTO, O QUE GASTAM FAZENDO ESTAÇÕES ENORMES, JA TERIAMOS MUITOS KMS DE LINHA. ENGENHEIROS COMEM BOLA VIU, IGUAL DO DETRAN.

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