A chegada do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, à estação Santa Marina no dia 2 de novembro surpreendeu pelo “sprint” final de escavação da imensa máquina com mais de 100 metros de comprimento. Após o acidente com a tubulação de esgoto em fevereiro, a expectativa era que a tuneladora levasse tempo para ganhar ritmo, mas a Acciona acelerar o avanço entre o final de setembro e o começo de novembro.
Agora o TBM (Tunnel Bore Machine, a denominação em inglês para máquina de escavação de túneis) está sendo arrastado para a próximo posição de emboque, ou seja o reinício da abertura dos túneis. O equipamento ainda passará por uma manutenção rotineira antes de ser reativado.
Sua próxima parada será o VSE Sara de Souza, distante cerca de 320 metros do ponto de partida em Santa Marina. O futuro poço de ventilação e saída, no entanto, tem dimensões bem modestas, o que sugere que o intervalo de escavação será pequeno. De lá, o tatuzão percorrerá aproximadamente 380 metros até a estação Água Branca.
Vídeo desta semana do canal iTechdrones mostra os dois poços com bom ritmo de trabalho. O poço mais profundo receberá as plataformas da estação por isso a Acciona está escavando túneis para elas e também para preparar a laje de fundo para a chegada da tuneladora. O outro poço, mais raso, servirá de mezanino para a ligação entre a Linha 6 e as linhas 7-Rubi e 8-Diamante. Ou seja, será o primeiro local de baldeação possível para os usuários que virão da região da Brasilândia e Freguesia do Ó.
Mas quanto tempo o Tatuzão Sul levará para chegar a sua estação no seu caminho? Tudo vai depender de quanto tempo ele ainda pode precisar antes de ser novamente acionado e se a Acciona conseguirá atingir a meta de avanço diário de 12 metros. Numa hipótese que o TBM volte a escavar em 1º de dezembro, por exemplo, a chegada ao VSE Sara de Souza pode ocorrer na virada do ano. Voltando a escavar neste mês e o equipamento atingiria Água Branca por volta de feveiro ou começo de março.
Na primeira perna escavada, entre o VSE Tietê e o SE Aquinos, o tatuzão levou 44 dias e percorreu cerca de 250 metros, ou 5,7 m de avanço diário em média. Já entre o poço Aquinos e Santa Marina, uma distância de cerca de 470 metros, foram 63 dias, ou média diária de 7,5 metros – os dados aqui são estimados já que a Acciona não tornou pública as distâncias entre os vários canteiros.
Há pela frente do tatuzão aproximadamente 8,5 km para serem percorridos, o que possivelmente demandará cerca de dois anos para ser escavado, num cálculo bastante grosseiro. A meta da Acciona é abrir a Linha 6-Laranja em outubro de 2025, ou seja, o trabalho da tuneladora deve acabar entre o final de 2024 e o início de 2025. A não ser que tenhamos uma surpresa positiva e a empresa espanhola consiga manter uma velocidade de escavação maior do que os 12 metros diários pretendidos. Ela já conseguiu isso no Metrô de Quito.
Boa tarde, AS ESTAÇÕES NO BRASIL NAO PRECISA * PARECER UM SHOPPING * FAÇAM COMO EM.OUTROS PAÍSES, SO UM ACESSO E PRONTO, O QUE GASTAM FAZENDO ESTAÇÕES ENORMES, JA TERIAMOS MUITOS KMS DE LINHA. ENGENHEIROS COMEM BOLA VIU, IGUAL DO DETRAN.