A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está realizando a reforma de suas estações. Em especial, as paradas do trecho Júlio Prestes-Itapevi estão sendo foco.
O site esteve na estação Sagrado Coração para conferir as melhorias adotadas. As obras visam renovar os ambientes e promover acessibilidade universal.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Na região das plataformas é possível notar que a extremidade oeste está recebendo novos pisos. A região está parcialmente interditada para possibilitar o andamento dos serviços. A ideia é que a restante da plataforma, atualmente descoberta, possua proteção contra intempéries.
Ao lado da via, dentro da faixa de domínio, foram alocados tapumes, indicando o possível remanejamento de estruturas. Deverão ser realizados trabalhos urbanísticos nesta área.
Seguindo adiante na plataforma visualiza-se uma construção em alvenaria do aparentam ser os novos banheiros da estação. Os sanitários, feminino e masculino serão dotados de acessibilidade.
Ainda não foi possível observar a movimentação relativa a implantação dos novos elevadores. Estão previstos dois novos equipamentos para entrada na estação e acesso às plataformas.
As melhorias devem ser entregues no segundo semestre deste ano segundo a ViaMobilidade, confira a nota na integra.
“As obras da Estação Sagrado Coração estão na fase de adequação das salas operacionais na plataforma. Além disso, está sendo feita a adequação da área externa para implantação de urbanismo.
A estação terá dois elevadores e sanitários para pessoas com deficiência. A escada de acesso à bilheteria terá nova cobertura e iluminação. Também será feita a cobertura sobre o trecho da plataforma e escada de acesso que ainda não contam com esta estrutura.
As salas operacionais serão requalificadas e as salas técnicas, reconstruídas. Nas escadas fixas de acesso à plataforma, será feita a adequação do corrimão conforme normas de acessibilidade.
Está prevista a construção de um conjunto de sanitários públicos acessíveis, sendo um masculino e outro feminino, além de uma copa. A estação também terá uma cobertura entre o prédio existente e a entrada dos novos sanitários.
Serão implementadas ainda soluções para redução do vão entre o trem e as plataformas. Todas as atividades têm como previsão de entrega o segundo semestre deste ano.”
Antes de 2024 essa estação não fica pronta, infelizmente