A CPTM está realizando uma série de obras de revitalização em suas estações. Depois da troca de pisos na estação Palmeiras Barra Funda e da contratação do mesmo serviço em Guaianases, a companhia tem dado maior foco na estação Brás.
Durante a noite de sábado, o site acompanhou o andamento dos trabalhos e os reflexos na operação de trens na maior estação de trens de São Paulo.
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A estação Brás possui oito plataformas que atendem aos trens do Serviço 710, da Linha 11-Coral e 12-Safira. Durante o período de obras, cinco plataformas foram interditadas.
A medida foi tomada diante de dois cenários: a diminuição da demanda de passageiros no período noturno e a maior efetividade para a instalação dos novos pisos de granito.
Nas plataformas 4 e 5 que atendem a Linha 11-Coral era possível observar funcionários assentando os pisos em uma das extremidades. Nesta região, os serviços estão praticamente rumando para a finalização.
Nas plataformas 6 e 7, que são utilizadas pelos passageiros da Linha 12-Safira, ainda são necessários maiores trabalhos. Enquanto as extremidades tiveram seus serviços concluídos, um trecho intermediário ainda estava passando pelas melhorias.
Operação confusa
Apesar das interdições serem necessárias, é preciso apontar que a organização realizada pela CPTM não foi plenamente eficaz. Enquanto a operação de trens ocorria com intervalos regulares, o passageiro estava confuso com a falta de informações, principalmente por conta das plataformas interditadas.
Apenas três plataformas estavam prestando serviços. A plataforma 1 atendia os trens do Serviço 710, a plataforma 3 atendia os trens da Linha 11-Coral e 13-Jade e a plataforma 8 era a parada para os trens da Linha 12-Safira.
Com exceção da Linha 12, que já faz parada no Brás, as demais linhas circulavam nos dois sentidos, o que gerava confusão nos passageiros. O corpo de segurança era insuficiente, havia poucos avisos, em papel, fixados nas plataformas e os avisos sonoros na estação não orientavam os passageiros.
No Serviço 710 a situação era mais complicada. Trens operando em loop até o Brás, provenientes da Linha 10-Turquesa, deixavam os passageiros perdidos quanto ao destino dos trens. Os avisos dos maquinistas eram, na maioria dos casos, o único sinal de informação concreta na estação.
Há de se destacar que os painéis de informação na estação praticamente informavam apenas sobre a gratuidade para idosos acima de 60 anos.
Apesar desta ser uma informação importante, é necessário destacar o status real de operação das linhas, transparência é um serviço básico para o passageiro do transporte sobre trilhos. Isso torna a “Jornada do Passageiro” mais fácil.
Serviços remanescentes
Ainda serão necessários serviços complementares em algumas plataformas, como é o caso da plataforma 2 e 3, que tiveram parte do piso de borracha removido.
A troca de piso é importante não só pela redução do custo de manutenção, mas também pela segurança e melhor asseio da estação. Espera-se que a CPTM aplique a mesma eficiência das obras na comunicação e auxílio ao passageiro.
Espero um dia ver a essa estação com psds em todas as plataformas, sobre a troca de pisos, foi algo muito positivo, além do quesito de manutenção e segurança, deu uma vibe mais moderna pra estação.
A CPTM também teria que resolver alguns problemas de goteiras do teto que molham as plataformas, e providenciar alguma solução nas pontas da plataforma 6, 7 e 8 pois em chuvas mais fortes encharcam bastante aquela região.