Realizadas em uma área bastante delicada e histórica, as obras do novo túnel de interligação da estação Luz da CPTM com a Linha 4-Amarela estão avançando em um ritmo bastante acelerado.
Imagens compartilhadas por um integrante do Consórcio Contrutor Túnel Luz, responsável pelo projeto, mostram trabalhos na plataforma da centenária estação assim como na grande vala aberta no início da Avenida Cásper Líbero.
Mas é no túnel que está sendo escavado no método NATM (túnel mineiro) é que se notam grandes avanços. É nele que os passageiros poderão se deslocar da Linha 4 para os ramais da CPTM e vice-versa de forma mais rápida e confortável.
O túnel, bastante largo, já aparenta estar muito perto da conclusão das escavações pelo ângulo visto na imagem. Ele fará a ligação da área do subsolo da estação Luz até a lateral de um dos mezaninos da Linha 4.
O site visitou a obra em julho e trouxe vários detalhes da sua execução. O consórcio tem 36 meses para concluir a obra, cujo valor é de R$ 59,9 milhões.
A plataforma central da estação Luz deverá receber melhorias com dois novos grupos de escadas e reformulação nas escadas atuais. Na extremidade leste dos saguões serão implantadas duas novas escadas fixas, ou seja, quatro novas escadas fixas na plataforma central.
Na extremidade oeste de cada um dos saguões uma das escadas fixas será substituída por escadas rolantes, melhorando a vazão da plataforma de maneira substancial.
A CPTM irá também ampliar a capacidade dos sanitários além de realocá-los em uma região que gere menos interferências. Duas novas escadas de acesso serão adotadas e banheiros acessíveis serão construídos.
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Por fim, o acesso da Avenida Cásper Libero será completamente reformulado. A antiga entrada foi completamente demolida e será ampliada. Novos elevadores, escadas fixas e rolantes serão adotadas. Além disso, o saguão oeste será ampliado para permitir mais melhorias no fluxo de passageiros.
Qual o prazo para finalização?
2025
boa noite !
sempre tive a curiosidade de saber o porque da não integração das estações Luz e Julio Prestes da CPTM, já que estão tão próximas !
obrigado !
Isso só vai acontecer se a viamobilidade quiser amigo já que ela é a responsável pela linha e ela teria que arcar com os custos o que não está no contrato. E vale lembrar que no passado ambas as linhas pertencia a entidades diferentes. como a sorocabana e a estrada de ferro santo jundiai e a são paulo raiwlay.
Não depende de operadora.
A estação da Lux não tem capacidade de absorver mais uma linha. Suas plataformas tombadas são insuficientes para a demanda atual, imagine se receber passageiros de outra linha.
A todo vapor. 2 trabalhando e 4 olhando !