A futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata ainda é um sonho distante, previsto para 2026, mas o Metrô já tem a extensão bem documentada. Dentre as informações disponíveis no edital está a nova comunicação visual que será adotada para esta parada.
Dentre os elementos que foram expostos está o novo mapa de arredores que trás alguns detalhamentos sobre a disposição da nova estação do Metrô e da CPTM. É possível visualizar os dois novos acessos, um na Avenida Presidente Wilson e outro na Rua Ilha Sergipe.
O novo mapa ainda elenca os principais pontos de interesse na região, com destaque para:
- Atacadão Ipiranga
- CDP de VIla Independência
- Clube Atlético Ypiranga
- Escola Senai Oscar Rodrigues Alves
- Igreja El Shaddai Comunidade Cristã
- Mooca Plaza Shopping
- Roldão Atacadista
- SABESP
- Sonda Supermercado
- Tribunal de Justiça – Complexo Judiciário Ipiranga
Dentro da estação estarão dispostas as placas de comunicação visual da estação, já no novo padrão adotado entre as empresas operadores. Para a Linha 15-Prata foi escolhida a cor cinza com linha divisora e letras na cor preta.
As informações sobre destino nas plataformas e direcionamento para outros instrumentos da estação como sanitários e telefones também foram incluídos.
Outros importantes elementos são aqueles localizados na área comum entre as estações. Por ser uma parada comum entre duas linhas, a testeira da estação será identificada com a cor branca, assim como ocorre na estação Presidente Altino. O totem inclui, por enquanto, apenas o logo do Metrô.
A estação Ipiranga deverá conectar a Linha 15-Prata com a Linha 10-Turquesa da CPTM. O prazo para a realização das obras da estação e da extensão de vias será de 40 meses.
Ficará muito bonita, mas os totens externos poderiam ser na cor preta mesmo, com escritas em branco como já acontece normalmente nas estações do metrô.
Não gostei, achei pesada as cores do layout na estação Ipiranga.
Poderia manter a cor prata mesmo como plano de fundo e incluir os logos das empresas propostas como padrão na cor azul e vermelha respectivamente.
Os acessos a PCD, Saídas e afins não mexeria.
A alteração dos totens na parte externa na cor preta é excepcional para criar um padrão dos transportes sobre trilhos.
Se por um lado fico feliz de ver realmente avanços técnicos acontecendo, por outro não tem como não ficar revoltado com o desperdício de dinheiro público.
Como o “mapa dos arredores” e pontos de interesse está pronto agora se só vai abrir, no mínimo, em 2026? Eles realmente acham que nenhum investimento imobiliário de grande porte vai acontecer até lá nessa região?
Claro que sabem, mas é só uma desculpa pra gastar mais dinheiro quando de fato, a estação estiver pra ser entregue.
acho q poderia retirar o símbolo das empresas. passou da hora de colocar apenas o numero e as cores das linhas, para um sistema cada vez mais integrado.
Já estão fazendo isso em algumas estações.
Bem melhor todo cinza do que com a pintura azul.
Toda hora esse troca troca de padrões só é mais dinheiro jogado fora, até porque terão que trocar o das estações já existentes.