A implantação das portas de plataforma nas estações do sistema metroferroviário se tornou uma reivindicação constante da população. Na Linha 3-Vermelha, estações importantes como Corinthians-Itaquera receberam o equipamento.
Recentemente contempladas com os novos itens de segurança, a estação terminal agora possui todas as suas plataformas com as novas portas de vidro que deverão promover o isolamento praticamente completo dos passageiros com as vias.
A montagem, que foi iniciada em novembro de 2022, contou com um processo acelerado de montagem, algo que ao longo das últimas montagens tem se tornado comum.
A conclusão da implantação das quatro fachadas ocorreu ainda no final de 2022. Ao longo das próximas semanas deverão ser instalados equipamentos auxiliares e a comunicação visual.
O site esteve na estação e conferiu parte das fachadas já com parte desta nova comunicação, que orienta o passageiro quanto ao destino dos trens.
Apesar de fisicamente instaladas, ainda é necessário realizar a ativação das portas e dos equipamentos de comunicação, como ocorreu na Linha 1-Azul com as estações Jabaquara e Tucuruvi, também instaladas pela Alstom. O funcionamento pode ocorrer localmente, através de sensores, ou por intermédio do CBTC que está em fase de instalação na Linha 3-Vermelha.
Confira o vídeo do canal Trilhos que Movem SP
Achei bem bonito essa facha vermelha em cima indicando a linha, mqs confesso que ainda acho mais bonito o acabamento que deram na L5 com a fachadas pretas
Nós que usamos o transporte estamos sofrendo com essas instalações, desde o início do mês, os trens estão circulando com velocidade reduzida, muito demorado nas paradas,fazendo com que o que já é ruim fique pior,está insuportável usar o serviço, as pessoas estão se matando pra conseguir usar o serviço, pessoas passando mal,outras que se machucam,e quem está preocupado com isso? Ninguém,e ainda vem falar de beleza? Se expliquem,esss demora quase 30 dias pra instalações de portas na barra funda?
Karen, boa tarde!
A instalação das portas de plataforma estão sendo realizadas para aumentar a segurança e a eficiência da operação.
Além de permitir menor interferência na via, como acesso indevido de pessoas ou queda de objetos, os trens futuramente poderão circular com maior velocidade.
Claro que, para que este objetivo seja atingido serão necessárias intervenções mais complexas uma vez que as estações mais antigas, geralmente construídas nos anos 70 e 80, não foram preparadas para receber esses equipamentos.
“Se expliquem”, já começa que essa página não é a oficial do Metrô, e segundo que ter essas portas não são por mera beleza, é questão de S E G U R A N Ç A.