A CPTM promoveu na terça-feira, 11, a última viagem operacional de um trem da Série 2000. Os trens são considerados a primeira frota totalmente nova a operar nas vias da estatal.
Os trens da Série 2000 foram adquiridos nos anos 90 para compor a frota do primeiro grande serviço da CPTM, o Expresso Leste, na Linha 11-Coral. A proposta inovadora era de permitir viagens rápidas entre Brás e Guaianases, eliminando as estações paradoras e incorporando novas estações.
Os trens foram fabricados pela CAF, Alstom e ADTranz na Espanha entre 1998 e 1999, entrando em operação nos anos 2000.
Entre suas características principais estavam as portas com abertura deslizante para fora do carro e o material das estruturas em aço carbono – posteriormente, a CPTM adotou apenas o aço inox.
A série já circulou em testes nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 10-Turquesa, mas a partir de 2016 ela foi deslocada para a Linha 12-Safira, substituindo os antigos trens da Série 4400 de qualidade muito inferior. A mudança foi bem recebida pelos passageiros.
Sr. Luiz Aguiar, um dos pioneiros na condução da Série 2000 (Jean Carlos)
A viagem
A última viagem foi realizada com um trem de formação inédita composta pelas semi unidades 2046 e 2060. Esta combinação foi a que obteve melhor desempenho técnico para realizar a viagem final.
A composição partiu da plataforma 8 da Estação Brás junto com convidados. Dentre eles estavam funcionários da ativa e aposentados, incluindo os pioneiros na operação e manutenção do trem.
A partir da Estação Tatuapé, o trem passou a atender aos passageiros da Linha 12-Safira. Durante a viagem, o site acompanhou parte do trecho dentro da cabine da composição.
Apesar de ter sido construído no final dos anos 90, o trem já tem uma concepção moderna com a maioria de seus comandos sendo de fácil assimilação para um operador com vivência. O desempenho da composição não deixava nada a desejar em relação a um trem mais novo.
A chegada à Estação Calmon Viana marcou a saída de serviço da unidade. Aquela foi, efetivamente, a última viagem com passageiros de um trem da Série 2000.
Inovações
Os trens da Série 2000 vieram com um conjunto de inovações que mudaram a ferrovia. Este foi o primeiro trem com motores de corrente alternada no Brasil, uma inovação que ocorreu antes dos trens da Frota F do Metrô.
Foi a segunda frota de trens do Brasil a ter climatização no salão de passageiros. O primeiro foi a Série 2100 que já veio da Espanha com esta tecnologia.
A composição possui um barramento óptico de comunicação, que permite a transmissão de informações ao longo da composição de forma rápida. A potência do trem é bastante elevada em geral, são 6.000 kW de de força total.
Fim da linha
Ao longo dos últimos meses, a CPTM manteve um contrato de manutenção da Série 2000 junto ao consórcio TMT Trens 2000. No último aditivo, a quantidade de trens reparados caiu de 30 para 18 semi unidades (quatro carros).
Em 2024, o contrato de manutenção não foi postergado, deixando o reparo dos trens sob responsabilidade da CPTM. A empresa manteve os trens operando até meados de novembro.
A última composição, que realizou a viagem final, foi uma junção de duas unidades em melhores condições operacionais. Todos os demais trens estão ou imobilizados ou com condições mais complexas que exigiam reparos de maior complexidade.
A Série 2000, a frota pioneira da CPTM, se despede com um saldo positivo de serviços prestados à coletividade. Foram mais de 1 bilhão de passageiros transportados e mais de 47 milhões de quilômetros percorridos.
Apesar da despedida, as linhas de trens metropolitanos estão recebendo um grande reforço de frotas novas, sejam em linhas estatais ou em trechos concedidos. A composição K060 partiu do Brás por volta de 13h40 chegando em Calmon Viana às 14h50.
Às 15h55 do dia 10 de dezembro de 2024 a Série 2000 realizou sua última movimentação, sendo recolhido e imobilizado em definitivo no Pátio Eng. São Paulo.