O Metrô está a caminho de Guarulhos, finalmente, embora, como afirmamos recentemente, as primeiras viagens dos trens dentro do munícipio ainda levarão algum tempo para ocorrer.
Em tese, o primeiro local a contar com o serviço será a estação Ponte Grande, parte da extensão da Linha 2-Verde atualmente em implantação.
Localizada na Avenida Guarulhos em frente à Praça Liessi, ela ocupará uma área de quase 17.000 m² e contará com uma praça e grandes edificações.
O Metrô lançou a licitação de projeto executivo e obras civis da futura estação no final de novembro já que ela não havia sido licitada no pacote que foi a leilão na década passada.
O prazo de execução é de cinco anos, portanto, se o contrato for assinado no ano que vem, a estação ficaria pronta em 2031, o que é uma data similar à previsão de inauguração do trecho entre Penha e Dutra.
Mas como será a estação Ponte Grande? Este site obteve ilustrações do exterior e interior do empreendimento e comenta a seguir algumas de suas características.
Edifício, praça e captação de energia solar
Do lado de fora, a estação chama a atenção pela enorme área com paisagismos, uma grande esplanada e um prédio que traz paineis solares no teto.
Não está claro se o local será apenas usado para salas técnicas ou se o Metrô prevê utilizá-lo para algum tipo de serviço, mas essa hipótese parece bastante provável já que há grandes paredes de vidro no segundo piso, que também dará acesso à estação.
Uma segunda imagem mostra isso e também a entrada principal da estação com uma área para o chamado “kiss and ride”, onde é possível parar um veículo para desembarque de um passageiro.
Iluminação natural
Como tem sido comum nos projeto do Metrô, Ponte Grande terá uma enorme claraboia sobre o poço onde ficarão os lances de escadas fixas e rolantes. Haverá cinco níveis entre a superfície e as plataformas laterais, que lembram a disposição da estação Pinheiros mas num formato retangular.
Mezanino e portas de plataformas
Logo acima das plataformas, haverá um mezanino para distribuir os passageiro em ambos os sentidos, com escadas laterais.
Como todos os projetos recentes do Metrô, a estação terá portas de plataformas. Curiosamente, as ilustrações de Ponte Grande mostram placas na cor azul celeste, que remetem à Linha 19, também prevista para atender Guarulhos.
A equipe do Metrô também trouxe uma espécie de “Easter Egg” (Ovo de Páscoa) ao mostrar um trem chegando à estação já com configuração de “gangway”, em que os carros são abertos entre si. Essa característica estará presente na Frota R, com 44 composições que reforçarão as linhas 1, 2 e 3.
Opções de trajeto
Para os passageiros que utilizarem Ponte Grande, haverá opções interessantes de trajeto. No sentido norte restará apenas uma estação, Dutra, mas de onde será possível seguir até o centro de Guarulhos ou, então, em direção à região central de São Paulo, onde existirão conexões com o restante da malha metroferroviária.
Já ao sul, além de poder chegar até a estação Vila Madalena (e mais tarde até Cerro Corá), serão possíveis diversas transferências como em Gabriela Mistral (linhas 12 e 13), Penha (linhas 3 e 11), Anália Franco (Linha 16), Vila Prudente (Linha 15), Tamanduateí (Linha 10) e Chácara Klabin (Linha 5), entre outras.
Obras prontas para receber o tatuzão em pouco mais de três anos
Segundo o cronograma do projeto, as estruturas de concreto necessárias para movimentar o tatuzão deverão estar prontas em 1.200 dias desde a assinatura da ordem de serviço.
Isso significa que se a obra tiver início em janeiro de 2026, por exemplo, a tuneladora poderia atingir Ponte Grande por volta de meados de 2029.
Restaria então cerca de dois anos ou menos para que a estação seja concluída.
“Efeito Estação Alto da Boa Vista (L5)”.
Ou seja, muito investimento e muita pompa para pouca/pouquíssima demanda.
Alto da Boa Vista precisa de um adensamento maior entorno da estação. Enquanto for de baixa densidade, a sua demanda sempre sera pifia e os subsidios vao pra exosfera.
Seis anos? Queria ser otimista desse jeito…
Tá mais pra dezesseis…