Veja como será a estação Ponte Grande, primeira do Metrô dentro de Guarulhos

Metrô lançou licitação para obras civis da estação que faz parte da extensão Linha 2-Verde e deve ficar pronta em seis anos
Projeção da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde
Projeção da estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde

O Metrô está a caminho de Guarulhos, finalmente, embora, como afirmamos recentemente, as primeiras viagens dos trens dentro do munícipio ainda levarão algum tempo para ocorrer.

Em tese, o primeiro local a contar com o serviço será a estação Ponte Grande, parte da extensão da Linha 2-Verde atualmente em implantação.

Localizada na Avenida Guarulhos em frente à Praça Liessi, ela ocupará uma área de quase 17.000 m² e contará com uma praça e grandes edificações.

O Metrô lançou a licitação de projeto executivo e obras civis da futura estação no final de novembro já que ela não havia sido licitada no pacote que foi a leilão na década passada.

Estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde
Estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde

O prazo de execução é de cinco anos, portanto, se o contrato for assinado no ano que vem, a estação ficaria pronta em 2031, o que é uma data similar à previsão de inauguração do trecho entre Penha e Dutra.

Mas como será a estação Ponte Grande? Este site obteve ilustrações do exterior e interior do empreendimento e comenta a seguir algumas de suas características.

Edifício, praça e captação de energia solar

Do lado de fora, a estação chama a atenção pela enorme área com paisagismos, uma grande esplanada e um prédio que traz paineis solares no teto.

Esplanada e paisagismo atraente
Esplanada e paisagismo atraente

Não está claro se o local será apenas usado para salas técnicas ou se o Metrô prevê utilizá-lo para algum tipo de serviço, mas essa hipótese parece bastante provável já que há grandes paredes de vidro no segundo piso, que também dará acesso à estação.

Uma segunda imagem mostra isso e também a entrada principal da estação com uma área para o chamado “kiss and ride”, onde é possível parar um veículo para desembarque de um passageiro.

Iluminação natural

Como tem sido comum nos projeto do Metrô, Ponte Grande terá uma enorme claraboia sobre o poço onde ficarão os lances de escadas fixas e rolantes. Haverá cinco níveis entre a superfície e as plataformas laterais, que lembram a disposição da estação Pinheiros mas num formato retangular.

Mezanino e portas de plataformas

Logo acima das plataformas, haverá um mezanino para distribuir os passageiro em ambos os sentidos, com escadas laterais.

Como todos os projetos recentes do Metrô, a estação terá portas de plataformas. Curiosamente, as ilustrações de Ponte Grande mostram placas na cor azul celeste, que remetem à Linha 19, também prevista para atender Guarulhos.

A equipe do Metrô também trouxe uma espécie de “Easter Egg” (Ovo de Páscoa) ao mostrar um trem chegando à estação já com configuração de “gangway”, em que os carros são abertos entre si. Essa característica estará presente na Frota R, com 44 composições que reforçarão as linhas 1, 2 e 3.

O corte lateral de Ponte Grande
O corte lateral de Ponte Grande

Opções de trajeto

Para os passageiros que utilizarem Ponte Grande, haverá opções interessantes de trajeto. No sentido norte restará apenas uma estação, Dutra, mas de onde será possível seguir até o centro de Guarulhos ou, então, em direção à região central de São Paulo, onde existirão conexões com o restante da malha metroferroviária.

Já ao sul, além de poder chegar até a estação Vila Madalena (e mais tarde até Cerro Corá), serão possíveis diversas transferências como em Gabriela Mistral (linhas 12 e 13), Penha (linhas 3 e 11), Anália Franco (Linha 16), Vila Prudente (Linha 15), Tamanduateí (Linha 10) e Chácara Klabin (Linha 5), entre outras.

Obras prontas para receber o tatuzão em pouco mais de três anos

Segundo o cronograma do projeto, as estruturas de concreto necessárias para movimentar o tatuzão deverão estar prontas em 1.200 dias desde a assinatura da ordem de serviço.

Isso significa que se a obra tiver início em janeiro de 2026, por exemplo, a tuneladora poderia atingir Ponte Grande por volta de meados de 2029.

Restaria então cerca de dois anos ou menos para que a estação seja concluída.

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