Veja como será a futura Estação Cezar de Souza, da Linha 11-Coral

Futuro terminal da maior linha de trem metropolitano de São Paulo será construída permitindo a preservação da edificação histórica
Estação Cezar de Souza será construída para a Linha 11-Coral (Jean Carlos)
Estação Cezar de Souza será construída para a Linha 11-Coral (Jean Carlos)

A Estação Cezar de Souza será a última parada da Linha 11-Coral. A nova estação será construída após a estação Estudantes, sendo um dos investimentos obrigatórios da concessão do Lote Alto Tietê de trens metropolitanos.

Segundo dados que constam no memorial descritivo do Empreendimento EST 020 – Construção da Estação Cezar de Souza, a estação terá área de 6,7 mil ² e demanda estimada de 1,2 mil passageiros.

Os acessos da estação se localizam a norte e a sul, sendo um deles pela Avenida Jackes Jones no Jardim Bela Vista e outro pela Rua Catarina Carrera Marcatto na Vila Pauliceia.

Estação Cezar de Souza (SPI)
Estação Cezar de Souza (SPI)

Características

A Estação Cezar de Souza deverá ser construída com plataforma central entre a Avenida Ricieri José Marcatto e a estação histórica. O prédio original não comporá a estação, mas deverá ser preservado e restaurado.

Os acessos da estação contarão com escadas fixas, rolantes e elevadores. Ao todo serão seis escadas rolantes, três fixas e três elevadores dispostos entre acessos e área paga.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Os acessos laterais darão acesso a uma passarela de transposição que comporá a área livre da estação. Ao centro estará a linha de bloqueios e o acesso para a área paga.

Projeto da Estação Cezar de Souza (SPI)
Projeto da Estação Cezar de Souza (SPI)

Será construído também um prédio operacional anexo a estação que deverá abrigar salas operacionais e técnicas, bem como os sanitários públicos.

A futura Estação Cezar de Souza deverá ser implantada levando em consideração empreendimentos de via permanente e rede aérea, além do futuro estacionamento de trens após a estação.

Para melhorar o acesso à futura parada, o sistema viário adjacente deverá ser reformado. Baias para embarque de passageiros provenientes de ônibus deverão ser implantadas em um raio de no máximo 200 metros da estação.

Projeto da Estação Cezar de Souza (SPI)
Projeto da Estação Cezar de Souza (SPI)

O intervalo previsto para Cezar de Souza no futuro será de seis minutos no horário de pico. Atualmente é praticado o intervalo de sete minutos entre as estações de Guaianases e Estudantes.

Custo e prazo

O custo estimado para a Estação Cezar de Souza é de R$ 91,8 milhões. A expansão do trecho incluindo vias, rede aérea e sinalização terá custo estimado de R$ 462,1 milhões. O prazo para obras será de quatro anos.

Veja também as matérias das demais estações:

Total
0
Shares
4 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Linha 3-Vermelha terá 10 estações como novo horário de funcionamento de suas bilheterias

Next Post
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

Linha 19-Celeste já tem empresa para realizar desapropriações

Related Posts