A Estação Mogi das Cruzes da Linha 11-Coral receberá melhorias após a concessão das linhas do Lote Alto Tietê. O governo planeja a reconstrução completa da estação.
O Empreendimento EST 018 – Reconstrução da Estação Mogi das Cruzes deverá remodelar completamente o ambiente. Localizada no centro do município de mesmo nome, a atual parada possui 16,1 mil m² e demanda de 11,1 mil passageiros por dia.
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Melhorias
As obras de reconstrução da estação preveem mudanças significativas no ambiente. A nova parada ferroviária contará com dois acessos, sendo um deles na Avenida Governador Adhemar de Barros junto ao terminal de ônibus e outro na Rua Brasilio Marques e Rua Cabo Diogo Oliver.
Os acessos da estação deverão possuir duas escadas rolantes, uma escada fixa e um elevador permitindo acessibilidade. Junto aos acessos serão disponibilizados bicicletários com capacidade total de 500 vagas.
Os acessos deverão levar o passageiro para a passarela de transposição que estará conectada ao mezanino centralizado onde estarão dispostas a linha de bloqueios, bilheteria, SSO e sanitários.
No fundo do mezanino estarão alocadas salas operacionais para os funcionários da estação com espaço para reuniões, vestiário, copa, etc.
A plataforma será totalmente reconstruída com configuração centralizada e extensão de 190 metros. O acesso à área de embarque se dará por meio de duas escadas fixas, duas escadas rolantes e elevador.
A estação ainda contará com um edifício técnico que dará apoio às atividades de rotina. Sistema para captação de água da chuva e gerador diesel também estão previstos.
O projeto contempla também estacionamento para funcionários, e ao que tudo indica, áreas para estacionamento de uso livre com 65 vagas. A estação receberá um trabalho paisagístico conforme indicações do projeto básico da CPTM.
Veja também as matérias das demais estações:
- EST 001 – Estação Barra Funda
- EST 002 – Estação Bom Retiro
- EST 003 – Estação Luz
- EST 004 – Estação Brás
- EST 005 – Estação Tatuapé
- EST 006 – Estação Itaquera
- EST 007 – Estação Dom Bosco (Excluida)
- EST 008 – Estação José Bonifácio (Excluida)
- EST 009 – Estação Guaianases
- EST 010 – Estação Lajeado
- EST 011 – Estação Antônio Gianetti Neto
- EST 012 – Estação Ferraz de Vasconcelos (Excluida)
- EST 013 – Estação Poá
- EST 014 – Estação Calmon Viana
- EST 015 – Estação Suzano
- EST 016 – Estação Jundiapeba
- EST 017 – Estação Braz Cubas
Uma vergonha economizarem até em desapropriação e não fazer o acesso para o terminal. Aliás, o site pulou Brás Cubas
Não pulou, Rodrigo. A nota está pronta, mas passei Mogi das Cruzes na frente.
Então pulou rs
(E tudo bem..)
Se o governo puder, vai enxugar ainda mais os projetos pra ficar palpável para a “iniciativa” privada. Então, se preparem para mais cortes.
Ricardo, quer dizer que a nova estação não terá o acesso Sul? não entendi esse “capex” o que quer dizer?
Capex é o dinheiro que a empresa usa para investimentos, a grosso modo. Então para aquelas obras não foi separado o dinheiro para fazê-las. Claro que explicando de um jeito bem simples.