Veja do alto as obras da estação Ipiranga, da Linha 15-Prata

Corpo da futura estação de monotrilho já está “desenhado” na superfície enquanto pilares já tomam forma em direção à Vila Prudente
A área onde ficará a estação cercada por estacas. Ao fundo pilares do trecho de manobras
A área onde ficará a estação cercada por estacas. Ao fundo pilares do trecho de manobras

A futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata, já está “desenhada” no solo: imagens de drones do parceiro do site, o canal iTechdrones, mostram que o corpo principal da parada teve o subsolo marcado com estacas antes das escavações para execução das fundações.

Os trabalhos têm evoluído em bom ritmo e já revelam pilares e capitéis sendo preparados nos trechos de via no sentido Vila Prudente e na extensão da área de manobras.

Um detalhe que ficou claro com as imagens aéreas é que a estação do monotrilho ficará mais ao norte os acesso da estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa.

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata
Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata mostra uma área sobre a Linha 10 ao norte do atual acesso (GPO/Sistran)

A localização pode ter sido escolhida para facilitar a implantação de um novo acesso na estação da CPTM, obra que ainda não foi contratada e pode ficar a cargo da futura concessionária que irá assumir o ramal de trens metropolitanos.

Apesar do avanço na estação, o trecho de vias próximo à Favela de Vila Prudente segue sem atividades ainda. O Metrô precisa retirar famílias de uma faixa da comunidade para poder abrir espaço para implantar as colunas.

Esse trabalho e também a transposição das vias sobre a faixa de domínio onde circula a Linha 10 e trens de carga ainda não começaram.

Há tempo, contudo, para que isso seja feito já que Ipiranga deve ser inaugurada apenas em 2027. Com ela, os passageiros da Linha 15 poderão seguir no sentido centro ou para o ABC Paulista apenas com uma baldeação.

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  1. Essa integração vai ficar péssima. A estação da CPTM está velha e não foi projetada pra atender uma demanda desse tamanho. É brincadeira que o Metrô não tenha incluído a reforma da estação no contrato, amadorismo demais.

    1. Pelo que eu entendo, o Metrô não pode reformar uma estação de outra estatal, nesse caso a CPTM, ela pode sim construir uma estação que integre a linha da CPTM, como foi no caso da estação Penha da linha 11-Coral, já que essa estação não existe no mapa, fora que foi um aditivo da obra da linha 2-Verde, assim como a estação Gabriela Mistral, que não existe, mas assim que a linha 2-Verde for expandida para Guarulhos, ela conectará as linhas 12-Safira e 13-Jade, mas sua construção ficará a cargo do Metrô, já que essa estação não existe, então a única que pode reformar essa estação é a própria CPTM ou a futura concessionaria da linha 10-Turquesa

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      1. Então é mais amadorismo ainda. As duas empresas não se conversam, uma licita uma obra, a outra fica inerte, e a secretaria dos transportes metropolitanos não faz nada para integrar os dois projetos.

      2. Não entendi o motivo dessa discussão, nem o Metrô e nem a CPTM possuem dinheiro para executar as obras de expansão, quem coordena os projetos e libera as verbas necessárias é o Governo do Estado por meio da STM. Temos vários exemplos de projetos integrados entre as duas empresas, meu preferido é a estação Tamanduateí, podem-se citar também as estações da Linha Vermelha, antes da CPTM existir. Tenho certeza que houve um projeto de integração com algum tipo de reforma da estação Ipiranga, se essas obras não ocorrerem será por decisão governamental.

        1. Metrô e CPTM recebem recursos para o programa de expansão sim, só que precisam apresentar projetos. Como a CPTM é campeã de pedir recursos e abandonar projetos, vive sendo preterida na divisão dos recursos.

          Agora a desculpa da CPTM é a concessão das linhas. Mas estações como Ipiranga possuem projeto pronto desde 2007 e as obras não saem do papel.

          Verba para trem turístico tem. Verba para reformar estações da Linha 10, não tem. É difícil entender o planejamento da CPTM (se é que existe algum planejamento).

  2. Na foto onde aparece a Avenida do Estado e um trecho do Expresso Tiradentes é possível ver a foz do corrego da Mooca que, atualmente, por cima dele passa a avenida Anhaia Melo. Acho triste ver que as autoridades e a população veem estes corregos como canais de esgoto que precisam ser escondidos da vista.

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