Veja novas imagens das obras da Linha 15-Prata na Zona Leste

Metrô avança com a construção das estações e do novo pátio de manutenção. Obras deverão ser entregues em 2026 e 2027
Novo conjunto de aparelhos de manobra próximos ao pátio Ragueb Chohfi (iTechdrones)
Novo conjunto de aparelhos de manobra próximos ao pátio Ragueb Chohfi (iTechdrones)

As obras da Linha 15-Prata estão avançando na direção leste. As obras deverão contemplar duas novas estações: Boa Esperança e Jacu-Pêssego.

O relatório de empreendimentos do Metrô mostra avanços importantes no mês de julho.

Na Estação Boa Esperança foram concluídas as estações do corpo da estação. As estruturas são importantes para a estabilidade da nova estrutura que deverá ser construída.

Obras da Linha 15-Prata julho-2024 (CMSP)
Obras da Linha 15-Prata julho-2024 (CMSP)

 

Já na Estação Jacu-Pêssego as obras se concentram na cravação dos perfis metálicos da fundação do edifício técnico operacional que estará associado ao acesso sul.

Algumas estações do monotrilho possuem edificações anexas que servem como bases operacionais para os funcionários da operação, segurança e manutenção. Estações como Oratório, Vila Tolstoi e Sapopemba possuem estes prédios.

Obras da Linha 15-Prata julho-2024 (CMSP)
Obras da Linha 15-Prata julho-2024 (CMSP)

No pátio Ragueb Chohfi está em curso a execução das estacas dos blocos do pátio onde deverá ocorrer a manutenção dos trens.

O trecho de via apresenta avanços significativos com o lançamento de várias vigas-trilhos ao longo dos pilares já concretados.

A implantação do monotrilho deverá gerar reduções na emissão de poluentes da ordem de 182 mil toneladas  e economizar 9,4 milhões de litros de combustível por ano.

Obras da Linha 15-Prata julho-2024 (CMSP)
Obras da Linha 15-Prata julho-2024 (CMSP)

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A Estação Boa Esperança deverá ser entregue em setembro de 2026 enquanto a Estação Jacú-Pêssego será entregue em setembro de 2027 segundo as últimas previsões do governo.

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  1. Se na Avenida Ragueb Chohfi já estão ocorrendo as demolições para o alargamento da via no trecho de 2 quilômetros entre Boa Esperança e Jacu – Pêssego para que em breve sejam implantados os pilares e as vigas-trilhos, então não vai precisar desse negócio de inaugurar a Estação Boa Esperança em 2026 e Jacu – Pêssego em 2027, ambas em setembro dos respectivos anos com um ano de diferença de uma para outra, com as vias prontas dará para entregar as duas de uma vez! O governo deu esse prazo absurdo de um ano de diferença entre uma e outra porque achava que a dificuldade de desapropriar e demolir os imóveis da avenida perdurariam por muito mais tempo, mas agora com a situação resolvida e as obras no mesmo ritmo não tem porquê fazer isso, pois acredito que já no ano que vem as vias entre as estações já poderão estarem sendo executadas interligando as duas e seria um absurdo se mesmo assim darem um ano de diferença na inauguração das duas, não vejo necessidade disso!

    1. Será que essa diferença não se dá por conta do pátio Ragueb Chohfi? Pois para poder seguir até ela imagino que o AMV pós estação Jacu Pêssego precisa estar funcionando para permitir as manobras do looping. Talvez a estação fique pronta mesmo junto com Boa Esperança, mas a operação provavelmente dependerá da conclusão do pátio que deve demorar bem mais.

      1. Eu acredito q o Pátio seja o primeiro a ficar pronto, diferente das estações q precisam do alargamento da Ragueb Chohfi, ele não tem nenhum espasse

  2. Moro na Ragueb tem quase 1 ano e meio, e nunca que estas estação vão ser concluídas em 2026 e 2027. Tem 1 ano que as estações estão na mesma, parece que nem obra tem. Você passa e vê meio gato pingado trabalhando e só. No mais ambas estão paradas.

    1. Cara ai vc esta exagerando, eu também moro na região e posso notar o progresso, ja coolocaram umas 12 vigas, a estação Jacu-Pêssego começou a ser concretada e fizeram o alargamento na região da estação Boa Esperança

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