Veja o antes e depois da estação João Dias após receber nova comunicação visual

Inaugurada em novembro do ano passado, estação da Linha 9-Esmeralda já passou por mudanças em placas e sinalização após ser assumida pela ViaMobilidade
Acesso da estação João Dias, na inauguração e agora (Jean Carlos)

Enquanto ainda tem dificuldades em manter uma operação adequada nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, recebidas da CPTM em janeiro, a concessionária ViaMobilidade está colocando em prática a mudança da comunicação visual de várias estações dos dois ramais.

Uma das mais recentes a receber o novo padrão estabelecido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos é a estação João Dias, da Linha 9. Ela foi inaugurada há pouco mais de seis meses, com o visual predominantemente na cor vermelha implantado pela CPTM.

Desde a última semana, no entanto, João Dias exibe placas no tom esverdeado da Linha 9-Esmeralda, que destaca justamente o ramal em uso pelo passageiro em vez da empresa operadora.

O site visitou a estação e mostra nas imagens deste artigo o antes e depois da comunicação visual. O resultado, como pode ser visto, é bastante superior ao padrão anterior, em que algumas placas precisavam citar o nome inteiro da linha, mas numa posição secundária. Agora, além da cor predominante do ramal, há a numeração envolta num fundo branco.

Em vez do logo da operadora, que antes destava a CPTM quase tanto quanto o nome da estação, agora o usuário vê apenas a denominação da parada.

Um dos pontos mais alterados envolve o acesso de João Dias, que passou a contar com uma testeira na cor preta e uma barra inferior na cor da linha. Anteriormente, havia apenas o nome da estação no fundo vermelho junto ao logo da CPTM sem qualquer referência à linha em questão. A ViaMobilidade também instalou um totem no lugar do “mastro” onde havia uma placa vertical da CPTM.

No interior do acesso da estação, a troca também incluiu a retirada de adesivagem relacionada ao cartão TOP e que havia sido aplicada aos bloqueios.

Público crescente

Inaugurada no início de novembro de 2021, a estação João Dias comecou a funcionar em horário integral desde o primeiro dia, por conta da sua localização, entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta.

Bancada pela empresa Brookfield, ela foi construída em tempo recorde, em contraste com os projetos geridos pelo governo estadual. Ela é conectada a um conjunto corporativo com duas torres e foi uma forma da construtora tornar o empreendimento mais atraente para potenciais clientes.

Nova comunicação destaca a linha e não a empresa à frente do serviço (Jean Carlos)

De fato, o investimento parece já trazer resultado à medida que João Dias começa a ver um fluxo de passageiros cada vez maior. Se em fevereiro, a nova estação recebeu em média 2.100 usários diariamente, esse número subiu para 2.620 em março (25% a mais), e 2.890 em abril, alta de 10%.

No mês passado, a estação teve uma média ainda mais alta, de 3.290 passageiros em dias úteis, ou seja, crescimento de 57% em três meses. Atualmente, ela já movimenta mais pessoas que Presidente Altino, em Osasco.

Total
0
Shares
Previous Post

Pela terceira vez, Metrô tenta vender ‘naming rights’ da estação Consolação

Next Post

Estação Penha será patrocinada pelas Lojas Besni

Related Posts