O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem dito que a Linha 17-Ouro será aberta no primeiro semestre de 2026 e informações já circularam estabelecendo junho como mês-limite para a abertura do ramal.
Mas nesta quarta-feira, 23, o Metrô de São Paulo revelou o cronograma detalhado do projeto em palestra na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
E a previsão é que a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, comece a operação de fato em junho de 2026.
O documento, como se vê abaixo, mostra as 12 etapas mais importantes para conclusão do Trecho 1, que compreende oito estações, incluindo Aeroporto Congonhas.
Confira quais são os 12 itens e seus prazos:
1 – Obra civil – Estações, pátio e via elevada: Agosto de 2025
Segundo o cronograma, a construtora Agis tem até agosto do ano que vem para concluir as obras civis remanescentes. O prazo foi estendido em cinco meses após a assinatura de um aditivo contratual. Ele inclui trabalhos nas sete estações, pátio Água Espraiada e vias elevadas.
2 – Sistemas elétricos, auxiliares e equipamentos do pátio Água Espraiada: Agosto de 2025
Responsabilidade da Agis Sistemas, a conclusão dos sistemas do pátio também tem previsão de conclusão em agosto do ano que vem.
3 – Subestação Primária: Agosto de 2025
A unidade “YBT” fornecerá energia elétrica para o ramal e ficará ao lado da Subestação primária da Linha 5-Lilás (YBN), na Avenida Bandeirante.
4 – Escadas rolantes e elevadores: Maio de 2025
O trabalho do consórcio responsável começou antes mesmo da conclusão das estações e pátio, mas há mais itens a serem instalados.
5 – PSD, Track-Switch, Captação de Energia, AARU e outros: Outubro de 2025
Escopo da BYD, ele inclui as portas de plataforma, os vários aparelhos de mudança de via, terceiro e quarto trilhos e a Unidade Automática de Receptividade Garantida, equipamento ligado à tração dos trens.
6 – CCO e Sinalização CBTC: Maio de 2026
O sistema de sinalização da BYD e o Centro de Controle Operacional deverão ficar prontos um mês antes da estreia operacional.
7 – Material Rodante (14 trens): Novembro de 2025
Dentro de pouco mais de um ano, os 14 trens SkyRail, da BYD, estarão todos no pátio Água Espraiada. Atualmente há apenas o N01 mas o segundo trem chegará ainda em 2024.
8 – Sistemas de Telecomunicações: Julho de 2026
É o contrato recente e que tem um prazo que extrapola a entrada em serviço da linha, mas o cronograma afirma que os sistemas de telecom essenciais ficarão prontos até dezembro de 2025.
9 – AVCB e LO – Licença de Operação: Dezembro de 2025
Documentos imprescindíveis para que a Linha 17-Ouro possa receber passageiros, o laudo do Corpo de Bombeiros e a Licença de Operação da Cetesb deverão ser obtidas até dezembro do ano que vem.
10 – Treinamentos contratuais e entrega de sobressalentes: Março de 2026
Não está claro, mas possivelmente envolve a preparação das equipes da ViaMobilidade para assumir o ramal, tarefa que cabe ao Metrô já que as contratadas como a BYD não tem interação com a concessionária.
11 – Transferência de equipamentos para concessionária (?): Junho de 2026
Entende-se que se trata do processo de transferência das estações, pátio, via elevada e equipamentos para a ViaMobilidade, operadora do ramal.
12 – Operação comercial: Junho de 2026.
O item mais esperado, a estreia do ramal de monotrilho da Zona Sul de São Paulo.
Então será o Metrô que vai ter que contratar o pessoal que vai trabalhar para a ViaMobilidade, é isso? Eu já sabia que a concessionária iria já entrar de vez na operação da linha, mas eu pensei que ela mesma contratasse o pessoal, não o Metrô, mas claro que a estatal também terá que dar o treinamento antes do início da operação, espero que pelo menos cumpram esse cronograma no prazo estipulado numa linha que deveria estar em operação desde 2014!
papel aceita tudo !!! Vejam o mau exemplo da estação Varginha da CPTM !!! uma estação só, e estão numa enrolação que não dá pra entender !!! Se era pra copa do.mumdo de 2014, vão que resolvam esperar a próxima copa aqui no Brasil, lá pelo amos 2060 !!!
Varginha assim como a L11 na barra funda tem tudo pronto menos a subestação, imagurar ambas seria o mesmo q botar um trem só rodando no trecho com baixa velocidade, é um erro da burocracia q deveria ter licitado a obra da subestação em conjunto com a estação, e n o contrário, nesse quesito a cptm sempre erra
Muito difícil que finalizem o pátio espraiada em menos de um ano. Tem muuuuita coisa por fazer ainda.
Kkkkkk
Começaram as promessas de prazos, salvem estas telas porque nem o governador está ciente destes prazos.
esses prazos tão longe de ser irreais, a parte mais bruta da obra tá pronta.